Destaques Destaques

Voltar

Programa “Saúde é o Tema” desta semana irá falar sobre o papel da fisioterapia no tratamento da Covid-19

O programa irá ao ar amanhã (30), a partir das 14h, no canal da Rádio Paulo Freire no YouTube

A pandemia de Covid-19 ainda tem impactado nossas vidas de diversas maneiras, independente de se ter contraído a doença ou não. Amanhã (30), o programa “Saúde é o Tema” da Rádio Paulo Freire AM (820 KHz) vai promover um papo sobre “fisioterapia no tratamento da Covid 19”. O programa irá ao ar, a partir das 14h, em formato de live, no canal oficial da rádio no YouTube. 

Os convidados desse papo serão o fisioterapeuta e presidente do Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da 1ª Região (Crefito-1), Silano Barros, e o fisioterapeuta Valdênio Freitas, que presta serviços ao Hospital Universitário Oswaldo Cruz.

Um dos principais sintomas da Covid-19 é a falta de ar. Se isso ocorrer, o pulmão pode desenvolver inflamação, pneumonia, fibrose pulmonar e outros tipos de sequelas. Tais agravos respiratórios podem levar o paciente a ficar internado, na UTI, com ventiladores mecânicos por muito mais tempo. E, diferente do que muitas pessoas imaginam, o fisioterapeuta não cuida apenas da parte ortopédica. O profissional também é responsável pela parte respiratória do corpo humano. Por isso, os fisioterapeutas são essenciais e estão na linha de frente do tratamento e da recuperação dos pacientes com Covid-19.

Esse programa especial contará com duas reprises para quem não puder acompanhar a transmissão ao vivo. Ambas ocorrerão na próxima semana. A primeira, na terça-feira (6); e a outra, na quinta-feira (8). As reprises irão ao ar nas rádios Universitárias FM (99.9MHz) e Paulo Freire AM (820 KHz) em dois horários, às 11h e às 21h20.

AUTOCUIDADO – O impacto da pandemia de Covid-19 também pode ser sentido no nosso cotidiano, e na sua imposição do “novo normal”. O home office passou a fazer parte da vida diária de grande parte da população e os afazeres domésticos também se tornaram ainda mais presentes. Nesse cenário, muitas pessoas se veem sobrecarregadas e estressadas.

Por isso, nesta semana será reprisado o “Saúde é o Tema” que teve “Rotina e Autocuidado na Pandemia” como tema. Para tratar desse assunto, o programa recebeu a professora Aneide Rabelo, do Departamento de Terapia Ocupacional da UFPE e mestre em Saúde Materno Infantil, e a designer, produtora do Pega-se Facção e social media do Psicovid, Camilla Barbosa.

As reprises vão ao ar nas rádios Universitárias FM (99.9MHz) e Paulo Freire AM (820 KHz) na terça-feira (29) e quinta-feira (01), às 11h e às 21h20.

Data da última modificação: 29/09/2020, 16:45