Destaques Destaques

Voltar

Programa Bem Viver fala sobre a retomada da Feira Nacional da Reforma Agrária

Programa veiculado pela TVU (canal 11.1), às 20h30, traz as experiências agroecológicas, incluindo o sistema agroflorestal iniciado no município de Glória do Goitá

O programa Bem Viver faz, hoje (16), uma edição especial sobre a 4ª Feira Nacional da Reforma Agrária, em São Paulo. O evento, que desde 2019 estava suspenso, volta com cerca de 500 toneladas de alimentos saudáveis e 1.500 itens de produtos variados oriundos de 23 estados brasileiros. Nesta semana, o programa também apresenta os primeiros passos da construção de sistema agroflorestal numa área recém-ocupada na cidade pernambucana de Glória do Goitá. O Bem Viver é exibido na TVU (canal 11.1), hoje (16), às 20h30.

De acordo com a reportagem, mais de 1.200 feirantes de todo o país estiveram presentes na Feira Nacional da Reforma Agrária, que aconteceu no bairro paulistano de Barra Funda, de 11 a 14 deste mês. E entre os agricultores de assentamentos e acampamentos do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) presentes no evento, Silvano Leite, assentado do município de Ouricuri, no Sertão pernambucano, comenta que “nossa produção é diversificada e vem de todos os acampamentos e assentamentos do estado, desde o litoral, passando pelo Agreste e também pelo Sertão pernambucano”.

De acordo com Silvano, chegaram 40 toneladas de alimento agroecológico de Pernambuco a serem comercializadas na feira livre. E destaca alguns dos produtos à venda: “Temos a manga, o mamão, a melancia, temos a cebola, temos o mel do Sertão do Araripe, a cachaça, o coco que vem lá da Serra do Araripe e o artesanato”.

Segundo o coordenador da Feira, Delwek Matheus, “é possível você ter um outro modelo de produção de alimentos baseado no compromisso com o ser humano”. Ele ainda cita o compromisso com o meio ambiente e reitera: “Principalmente no compromisso com a humanidade futura, que é produzir um alimento saudável, de qualidade, que vai produzir saúde pra população que vai consumir isso no futuro”.

O programa também acompanha o início da implantação de uma agrofloresta numa ocupação do MST no município pernambucano de Glória do Goitá. Ao todo, são 200 famílias do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra que, desde abril, ocupam uma área improdutiva e sem função social intitulada Fazenda Boa Esperança. A ideia do MST é que o local seja referência na produção de alimentos saudáveis a preços justos para abastecer as cidades de Glória do Goitá, Feira Nova e Vitória de Santo Antão.

O Bem Viver é uma produção do Brasil de Fato, em parceria com a TVT, e tem em sua rede retransmissora, além da TVU (canal 11.1), a UnBTV, canal de televisão da Universidade de Brasília.

Data da última modificação: 16/05/2023, 15:46