- UFPE/
- Institucional/
- Superintendências/
- Superintendência de Comunicação (Supercom)/
- Núcleo de TV e Rádios Universitárias (NTVRU)/
- Destaques/
- Novo episódio do Povo do Livro recebe Stefano Santana e aborda a importância das bibliotecas comunitárias e a mediação de leitura
Destaques Destaques
Novo episódio do Povo do Livro recebe Stefano Santana e aborda a importância das bibliotecas comunitárias e a mediação de leitura
Programa será exibido neste sábado (16), às 13h30, na TVU, canal 11.1

O novo episódio do programa “Povo do Livro” traz Stefano Santana, mediador de leitura da Biblioteca Comunitária Caboclo Girassol, para conversar sobre suas vivências com a leitura e os espaços que a acomoda. No programa, a ser exibido neste sábado (16), às 13h30, na TVU, canal 11.1, Stefano pontua que as bibliotecas comunitárias têm como objetivo ofertar o direito de acesso à literatura a partir da demanda da comunidade. Esse dispositivo cultural é, muitas vezes, criado por um líder comunitário que organiza um acervo e gere com a comunidade, o disponibilizando para leitura. O programa também é exibido on-line no site da TVU. É apresentado pela radialista e profissional de Letras Ariana Pacheco, da TVU.
A Biblioteca Comunitária Caboclo Girassol, por estar dentro de uma organização religiosa da Umbanda se destaca por ter um acervo afro centrado, mas também oferta livros sobre gênero, identidade e outras pautas sociais que podem contribuir com conhecimento para a comunidade além agregar ações como reforço escolar em língua portuguesa e matemática.
Ao contar sobre sua trajetória como leitor, Stefano recomenda a obra “Contos de enganar a morte” de Ricardo Azevedo. O livro infantojuvenil conta histórias divertidas de personagens que tentam enganar a morte e para o mediador, é um bom veículo para a mediação de leitura, pois possibilita explorar a oralidade e cativar os ouvintes com suas ilustrações e sua linguagem popular. Envolver os ouvintes na leitura é essencial para uma boa mediação e a obra bem-humorada tira o peso da morte e carrega, segundo Stefano, 'anticorpos' para lidar com uma temática delicada, frequentemente presente nas comunidades, tornando a biblioteca viva.
“Povo do Livro” é um novo programa semanal que celebra a literatura em suas mais diversas formas. Cada episódio de “Povo do Livro” aborda uma jornada literária, transitando desde o universo infantojuvenil até clássicos, poesia, contos, literatura pernambucana, hispano-americana, e brasileira. Os participantes incluem professores, escritores, mediadores de leitura, bibliotecários, contadores de histórias e, acima de tudo, apaixonados leitores. Temas como o incentivo à leitura, a formação de novos leitores, o papel das bibliotecas comunitárias e a mediação literária são explorados de forma envolvente e acessível.