Destaques Destaques

Voltar

No São João do NTVRU, todos participam e ninguém fica de fora

Programas são compartilhados na TVU e na TV PE e nas rádios Frei Caneca FM 101.5, Rádio Universitária FM 99.9 e Rádio Universitária Paulo Freire AM 820

Foto: Divulgação

Gennaro é uma das atrações no arraial compartilhado

Colaboração é a palavra chave para superar a pandemia e as emissoras públicas de Pernambuco se juntaram num grande arraial cultural, compondo a melhor programação junina. Ao longo do mês de junho, a TVU (canal 11.1) e a TV PE (canais 12.1 Caruaru, 13.1 Petrolina e 46.1 Recife), juntamente com as Rádios Frei Caneca FM 101.5, Rádio Universitária FM 99.9 e Rádio Universitária Paulo Freire AM 820 compartilham programas, em horários diversos, para esquentar o arraial.

O repertório da festa viaja pela história e tradição do “Documento Nordeste” e resgata “Memórias Juninas”, embalado pela mazurca, coco de roda, xaxado e pela presença do Rei do Baião: Luiz Gonzaga. Aqui o forró “É na Pisada”, que a cada semana faz todo mundo cantar e dançar com estrelas do cancioneiro regional e da nova geração. Tem animação para todos os gostos, todas as telas e sintonias do Litoral ao Sertão. A afinação chega na harmonia do “São João Sinfônico”, em três shows especiais para todo mundo curtir também pelas ondas do rádio, gravados Pernambuco afora. E cá dentro do estúdio transmídia do NTVRU, da UFPE, o “Especial de São João – Universitária FM” acende a fogueira virtual para saudar Santo Antônio, São João e São Pedro.

Nesse tempo de isolamento social, a série “Rádio Cordel: as festas juninas em tempo de pandemia”, produzida por estudantes e professores do Núcleo de Design e Comunicação do Campus Agreste (CAA) da UFPE, lembra que ficar em casa é necessário, com a garantia de que só a alegria possa contagiar. O arrasta-pé neste ano traz ainda o “Festival Música em Domicílio”, que faz todo mundo afastar os móveis para celebrar o "São João Diferente, São João da Gente", pois com a comunicação pública a festa é democrática, todos participam e ninguém fica de fora.

“A proposta de intercâmbio dos conteúdos a serem veiculados pelas cinco emissoras surgiu da conscientização de que as emissoras públicas de Pernambuco e do Nordeste têm de ressignificar esse momento de emergência sanitária, política, social e econômica”, defende o diretor do Núcleo de TV e Rádios da UFPE, Marco Mondaini. “Nesse sentido, as emissoras públicas assumem o compromisso com o conteúdo, com a diversidade que é característica da cultura pernambucana. A ideia desse São João conjunto é a expressão dessa conscientização, é o pontapé inicial de outras iniciativas. Nas emissoras públicas, conseguimos abrir esse espaço, no sentido de identificação regional, uma identidade reconhecida pela população”, finaliza o diretor.

ATRAÇÕES – Nesta sexta-feira (19), às 20h, na tela da TVU (canal 11.1), entra em cena o “Festival Música em Domicílio”, com artistas regionais tocando de casa. A partir das 20h45, o arrasta-pé será animado por Gennaro, Coco de Selma, Hélder Vasconcelos, Dona Glorinha do Coco e Isaar, reunidos no especial “É na pisada”. No sábado (20), a partir das 20h, espaço para o documentário “Alpercata de Rabicho”, do “Documento Nordeste”. Na sequência, mais uma edição do "É na pisada", agora com participações de Flor de Muçambê, Cascabulho, As Severinas e Ivson Trio. No domingo (21), às 20h, o público confere o “São João Sinfônico” e, às 21h, resgata memórias do Rei do Baião no Documento Nordeste: Luiz Gonzaga e a Luz dos Sertões.

Data da última modificação: 16/06/2020, 16:32