Destaques Destaques

Voltar

Maternidade no século XXI é o assunto do Giro Nordeste hoje (6)

Psicanalista e autora do recém-lançado livro “Manifesto Antimaternalista”, Vera Iaconelli está no centro da roda na TVU (canal 11.1) às 20h

O Giro Nordeste entrevista, hoje (29), a psicanalista e diretora do Instituto Gerar de Psicanálise Vera Iaconelli. Com doutorado em Psicologia pela Universidade de São Paulo (USP) e autora da recente obra “Manifesto Antimaternalista”, a convidada passeia por temas relacionados ao cuidado contemporâneo com os filhos, incluindo a superexposição em redes sociais pelos próprios pais. Veiculado pela TVU (canal 11.1), o programa começa às 20h nas sextas-feiras e, nesta edição, tem a colaboração virtual do profissional de mídia da UFPE Josimar Parahyba.

Sobre maternidade e arrependimento, a psicanalista afirma que “arrependimento ninguém vai garantir que não vai existir”. Mas Iaconelli ressalta que “hoje, as mulheres não só estão escolhendo não ter filhos, elas estão escolhendo não ter esse tipo de maternidade que existe hoje”. E completa: “A maternidade hoje vai se tornando impossível para algumas pessoas. A pessoa pensa: ‘Como é que eu vou dividir minha miséria com a criança, como é que eu vou continuar trabalhando, como é que eu vou ser mãe solo, quem me garante que esse pai não vai fazer como milhares e milhares de homens fazem, que é simplesmente abandonar a criança depois que ela nasce?’ ”.

Para a colunista do periódico Folha de São Paulo, “às vezes, a pessoa abre mão de um sonho porque ela não quer impingir à criança, nem a si mesmo, o sofrimento. São escolhas, cada uma vai trazer seu preço, não tem saída”.

Quando questionada acerca da carência de acompanhamento psíquico profissional, a diretora do Instituto Gerar é categórica. “Mudar as condições de vida da nossa população, a gente tem que começar a pensar por que a gente adoece tanto. O que é que está acontecendo com a qualidade de vida porque senão a gente vai sempre acreditar que se trata de remediar, de tratar, e a vida tem que ser vivida. Nem todo mundo precisa de tratamento. É que a gente está vivendo uma vida muito insalubre”.

Já sobre a superexposição de crianças em redes sociais, a pesquisadora comenta sua preocupação: “Essas crianças não estão sendo consultadas, não vão ter como responder que sim ou não porque elas acham que tudo é brincadeira, mas estarão expostas para sempre. A imagem delas ali é monetizada, nada ali é à toa”. E finaliza: “Não sabemos como essas crianças vão lidar com isso no futuro, mas esses pais estão arriscando muito”.

O Giro Nordeste é uma produção da TVE Bahia em parceria com emissoras públicas de rádio e televisão do Nordeste.

Data da última modificação: 06/10/2023, 14:38