- UFPE/
- Institucional/
- Superintendências/
- Superintendência de Comunicação (Supercom)/
- Núcleo de TV e Rádios Universitárias (NTVRU)/
- Destaques/
- Kit para diagnóstico rápido da doença de Chagas é destaque do Univerciência desta quinta (23)
Destaques Destaques
Kit para diagnóstico rápido da doença de Chagas é destaque do Univerciência desta quinta (23)
O Univerciência é o primeiro programa brasileiro de TV e internet dedicado à popularização da ciência produzida no Nordeste

A TV Universitária (Canal 11.1) reexibe hoje (dia 23), às 18h, o segundo programa da quinta temporada do Univerciência. Destaque para reportagem sobre um kit de diagnóstico rápido para identificar a doença de Chagas desenvolvido por cientistas da Fiocruz de Pernambuco, da Bahia e do Rio de Janeiro e do Instituto de Biologia Molecular do Paraná.
O programa vai mostrar ainda uma plataforma que serve para elaborar e disponibilizar jogos educacionais desenvolvida na Universidade Federal do Rio Grande do Norte; um software que gera moléculas capazes de bloquear a entrada do coronavírus no corpo humano criado pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia em parceria com a Universidade Federal de Uberlândia; e uma cerveja regional com sabores de frutas da Caatinga desenvolvida pelo Instituto Federal Baiano (campus Guanambi) em parceria com a Universidade Federal de Sergipe.
O Univerciência é o primeiro programa brasileiro de TV e internet dedicado à popularização da ciência produzida no Nordeste. Foi criado em 2020 pela TV UESB (Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia). A partir da parceria entre a TV Brasil, TVE Bahia e cerca de 50 instituições públicas de ensino superior de toda a região, o programa conta com conteúdos colaborativos com alcance e repercussão nacional, através da veiculação em mais de 25 TVs públicas, educativas, culturais e universitárias, e nos canais das emissoras e das universidades na internet.
O conteúdo produzido pode ser assistido nas diversas emissoras de TV aberta, em 27 estados brasileiros, além do Canal Saúde e Canal Futura, e também na internet. Além disso, a partir da nova parceria com a TV Brasil, o potencial de alcance do programa chega a 180 milhões de pessoas.