Destaques Destaques

Voltar

Incentivo à cultura no Brasil é tema do Giro Nordeste hoje (16)

No ar às 17h pela TVU (canal 11.1), o programa vai tratar sobre o necessário apoio financeiro a projetos culturais em todas as regiões do país

As ações (e inações) estatais para incentivar a cultura no Brasil e as dificuldades do setor artístico durante a pandemia estão em pauta no Giro Nordeste de hoje (16) com o presidente do Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes Estaduais de Cultura Fabrício Noronha. O programa Giro Nordeste é veiculado pela TVU (canal 11.1) sempre às sextas-feiras, excepcionalmente no horário das 17h durante o período de veiculação do guia eleitoral. A produção é da TVE Bahia e, nesta edição, conta com a participação remota do comunicador da TVU Josimar Parahyba na bancada de entrevistadores.

Na entrevista, o também secretário de Cultura do Espírito Santo fala sobre o momento atual de sobrevivência do desenvolvimento artístico e dos artistas. “Hoje a gente tem umas limitações, por exemplo, na lei de incentivo federal, na Rouanet, em termos de teto para cachê de artistas, em termos de teto de captação, que se ela seguir assim, a gente espera que não, isso vai inviabilizar grandes ações de cultura no Brasil. E aí a gente tá falando de médios artistas, de pequenos, mas também de grandes instituições culturais que hoje atuam, que empregam e que geram trabalho, exposições, peças de teatro pelo país. Isso afeta obviamente o dia a dia dessa criação, o dia a dia desses fazedores”, pontua Fabrício.

Quanto ao período de pandemia para o setor cultural, Noronha afirma que “no final das contas, a Lei Aldir Blanc, que foi uma manifestação e uma ação do Congresso Nacional, movimentada pelo setor cultural, foi o que conseguiu dar alguma dignidade para o setor, que foi extremamente atacado”.

Já sobre a ausência de investimento público a projetos culturais nas periferias, Noronha diz que a periferia hoje faz as produções mais interessantes que o país produz em termos de cultura, ganhando visibilidade inclusive internacional.

Data da última modificação: 16/09/2022, 16:32