Destaques Destaques

Voltar

Giro Nordeste, da TVU, aborda cuidados paliativos no tratamento do câncer

Programa que vai ao ar nesta sexta-feira, às 20h30, destaca a experiência da escritora e paciente Ana Michelle Soares, a AnaMi

No programa Giro Nordeste desta sexta-feira (15), a conversa é com a escritora e jornalista Ana Michelle Soares, mais conhecida nas redes sociais como AnaMi. Paciente de câncer de mama desde 2011, quando tinha 28 anos, ela virou a chave de sua vida e se mobilizou para tornar conhecido o papel fundamental dos cuidados paliativos no momento derradeiro de pacientes com doenças ditas incuráveis. O Giro Nordeste é exibido toda sexta-feira na TVU, canal 11.1, às 20h30, e conta com a participação de comunicadores de emissoras públicas de rádio e televisão de todo o Nordeste. Nesta edição, a produção da TVE Bahia é comandada pela jornalista Vania Dias.

Na entrevista, a escritora ainda comenta sobre o câncer enquanto tabu, o atendimento médico humanizado, a apropriação da finitude da vida, o reconhecimento de fases como a negação e a raiva, e o uso da afirmação “perdeu a batalha para o câncer”. Para Ana Michelle, essa expressão é inadequada e constrange os familiares: “Ninguém imagina o impacto que isso tem para o paciente e para o familiar que tá ali, acompanhando esse sofrimento e essa nossa mania de achar que tudo é uma disputa.”

Sobre o trabalho voluntário, AnaMi relata que quando questiona os pacientes de doença grave o que está, de fato, doendo mesmo com a enfermidade, dificilmente é algo físico. “Normalmente eles me dizem assim: 'Ana, apesar de eu tá doente, meu marido nem olha direito na minha cara'. Essa é a dor que ela tem naquele momento”, descreve a jornalista, que também conta sobre outras dores mencionadas durante o voluntariado, como a impossibilidade de ver os filhos crescerem ou o sentimento de culpa pela chegada do câncer.

Data da última modificação: 13/04/2022, 15:44