Destaques Destaques

Voltar

Educação financeira é o mote do Giro Nordeste hoje (14)

No programa, a influenciadora digital e escritora Nathália Rodrigues, mais conhecida como Nath Finanças, é a entrevistada da vez

Levantamento divulgado, esta semana, pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) aponta que 78,5% das famílias brasileiras estão endividadas. Para falar sobre uso de cartões de crédito, ausência da disciplina educação financeira nas escolas e o planejamento da aposentadoria, o Giro Nordeste conversa hoje (14), com a orientadora financeira digital e escritora Nathália Rodrigues, mais conhecida como Nath Finanças. Exibido pela TVU (canal 11.1) toda sexta-feira, no horário das 20h, o programa é reprisado às segundas-feiras, às 21h, e nesta edição conta com a participação virtual do profissional de mídia da UFPE Josimar Parahyba.

Autora do livro “Orçamento sem Falhas” e considerada uma das 50 lideranças do mundo pela revista norte-americana Fortune em 2021, Nathália considera que “educação financeira é um planejamento de vida, onde você entende seus comportamentos, seus hábitos e sobre o seu passado”. Na entrevista, a orientadora financeira digital afirma que “mais do que nunca a gente precisa de uma educação financeira de forma responsável pra falar que não existe dinheiro fácil, não existe promessa de lucros rápidos. Se estão te oferecendo isso, é uma pessoa que quer ganhar dinheiro em cima de você te enganando”.

Quando questionada sobre outras formas de poupar sem recorrer às ferramentas do mercado financeiro, a empresária formada em Administração reflete que “poderemos fazer mudanças dentro do mercado financeiro da nossa forma, como investir em negócios e empresas que estão de acordo com os seus valores, que você concorda com essas empresas. Se não me engano, o MST abriu um fundo no mercado financeiro pras pessoas investirem”. E completa: “Prefiro mil vezes investir no MST, investir em movimentos de agricultura familiar do que investir numa empresa que prejudicou milhares de pessoas com as barragens”.

O Giro Nordeste é uma produção da TVE Bahia em parceria com emissoras públicas de rádio e televisão do Nordeste.

Data da última modificação: 14/07/2023, 15:40