Destaques Destaques

Voltar

Confira as novas edições do programa Opinião Pernambuco

Programas são exibidos na TVU e no YouTube

Federações partidárias, o aumento do número de brasileiros no exterior, os cem anos do rádio no Brasil, a falta de investimentos na ciência no Brasil e o livro “Estrelas de Couro: a Estética do Cangaço” foram os temas do programa de entrevistas que vai ao ar pela TVU, canal 11.1, de segunda a sexta-feira, às 19h40, no YouTube e nas rádios Universitária FM 99,9 e Paulo Freire AM 820, às 8h30.

Na segunda-feira, o Opinião Pernambuco abordou o tema das federações partidárias. Novidade para as eleições de 2022, essa forma de união entre partidos foi regulamentada em dezembro do ano passado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), depois de aprovada pelo Congresso Nacional. A partir dessa alteração, dois ou mais partidos políticos poderão se unir em uma federação, que atuará como se fosse uma única sigla por no mínimo quatro anos. O programa recebeu Graziella Testa, doutora em Ciência Política e professora na Escola de Políticas Públicas e Governo da Fundação Getúlio Vargas.

Para discutir as razões do aumento do número de brasileiros no exterior, o programa recebeu Pedro Brites, professor da Escola de Relações Internacionais da Fundação Getúlio Vargas, e Renata Geraissati, pesquisadora de imigração na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). De acordo com um levantamento do Itamaraty, o número de brasileiros vivendo fora do País saltou de 1.898.762 em 2012 para os atuais 4.215.800 — os últimos dados foram consolidados a partir de informações coletadas pelos consulados em 2020.

Pioneiros como o físico alemão Heinrich Hertz, que descobriu as ondas radiofônicas, e outro físico, o italiano Guglielmo Marconi, a quem se atribui a invenção da radiotelegrafia, já têm seus nomes conhecidos entre as diversas pesquisas sobre o rádio no cenário global. No Brasil, porém, um padre, o gaúcho Roberto Landell de Moura, fazia, no final do século 19, experimentos físicos e obtinha êxitos até superiores aos dos pesquisadores europeus e norte-americanos. Décadas depois, em setembro de 1922, um discurso do então presidente Epitácio Pessoa e a ópera O Guarani, de Carlos Gomes, inauguraram as transmissões por aqui. Há, contudo, algumas controvérsias. Afinal, qual é a primeira emissora de rádio brasileira? A Rádio Clube de Pernambuco ou a Rádio Sociedade do Rio de Janeiro? Perguntas e curiosidade que foram abordadas no Opinião Pernambuco sobre os cem anos do rádio no brasil. O programa contou com as participações do radialista, jornalista e professor Luiz Maranhão e de Luiz Artur Ferraretto, professor do curso de Jornalismo da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

A área de ciência e tecnologia foi uma das que mais sofreram queda no volume de investimentos no Brasil, o que tem feito com que inúmeros pesquisadores e pesquisadoras deixem o País. A chamada “fuga de cérebros” que tanto impacta a economia e o futuro nacionais foi um dos temas abordados no Opinião Pernambuco sobre ciência e investimento: o dilema brasileiro. Participou desta edição Letícia Lotufo, professora do Departamento de Farmacologia do Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo (USP).

O programa discutiu, ainda, a estética do cangaço a partir do livro “Estrelas de Couro: a Estética do Cangaço”. A obra mergulha no universo desconhecido da cultura material do movimento nordestino ao promover uma leitura profunda do requinte e dos significados presentes nas peças autênticas de uso dos cangaceiros. O convidado foi o autor do livro, o escritor e historiador Frederico Pernambucano de Mello. 

Data da última modificação: 11/04/2022, 17:08