Destaques Destaques

Voltar

Confira as novas edições do programa Opinião Pernambuco disponíveis no YouTube

Entre os temas abordados na TVU, canal 11.1, estão o aumento dos casos de arboviroses, achados arqueológicos do Bairro do Recife e buracos negros

O aumento de casos de chicungunha, zika e dengue, achados arqueológicos do Bairro do Recife, buracos negros, privatização da Eletrobras e o Dia Mundial do Meio Ambiente são as novas edições do programa de entrevistas que vai ao ar pela TVU no canal 11.1 e pela internet, nas páginas do Facebook e YouTube de segunda a sexta-feira às 19h40 e nas rádios Universitária FM 99,9 e Paulo Freire AM 820 às 8h30. 

O aumento de casos de chicungunha, zika e dengue foi mais um tema abordado no Opinião Pernambuco. O último Boletim Epidemiológico do Ministério da Saúde demonstrou um alerta a respeito do crescimento no número de casos prováveis dessas três doenças no País. De acordo com o documento, os casos de dengue apresentaram, em comparação com o mesmo período de 2021, um acréscimo de mais de 130%, enquanto os casos de zika e chicungunha tiveram aumentos superiores a 50%. Apresentado por Stella Maris, o programa contou com a participação de Sara Oliveira, pesquisadora do InfoDengue e mestra em Epidemiologia e Saúde Pública pela Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca da Fundação Oswaldo Cruz.

Os achados arqueológicos do Bairro do Recife também foram tema do Opinião Pernambuco. De acordo com a Prefeitura do Recife, trata-se da maior descoberta arqueológica urbana do País. Além de vestígios do Forte de São Jorge, um dos mais antigos do Brasil, mais de 40 mil fragmentos de objetos diversos e, aproximadamente, cem ossadas foram achados na comunidade do Pilar. Apresentado por Josimar Parahyba, o programa recebeu Suely Cristina Albuquerque de Luna, doutora em História e professora da Universidade Federal Rural de Pernambuco.

Apresentado por Josimar Parahyba, o programa debateu sobre buracos negros e contou com a participação da astrônoma e física Lia Medeiros, mulher mais jovem a liderar um estudo no Event Horizon Telescope, colaboração internacional que revelou a imagem inédita do buraco negro Sagitário A*. O grupo é formado por mais de 300 cientistas e 60 instituições, entre laboratórios e universidades, espalhados por 20 países.

O Opinião Pernambuco falou sobre a privatização da Eletrobras. O governo tem reafirmado que o processo levará benefícios à população, através da maior competitividade do setor, na forma de redução nos valores das contas de luz. Entidades do setor e analistas, no entanto, afirmam que a conta deve ficar mais cara. Apresentado por Stella Maris, o programa contou com a participação de Marco Antonio Rocha, professor do Instituto de Economia e pesquisador do Núcleo de Economia Industrial e da Tecnologia da Universidade Estadual de Campinas.

Em 1972, portanto há 50 anos, ao longo da Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano, em Estocolmo, a Organização das Nações Unidas definiu o dia 5 de junho como o Dia Mundial do Meio Ambiente. O objetivo é chamar a atenção de todas as parcelas da população para os problemas ambientais e para a importância da preservação dos recursos naturais. Apresentado por Valdir Oliveira, o programa tratou sobre esse assunto e para falar sobre ele recebeu Stela Herschmann, especialista em Política Climática do Observatório do Clima.

Data da última modificação: 06/06/2022, 14:10