Destaques Destaques

Voltar

Confira as novas edições do Opinião Pernambuco já disponíveis no YouTube

Programas foram exibidos na TVU, canal 11.1

Mulheres na Política, os desafios enfrentados por uma pessoa cega na sociedade, fake news e as eleições 2022, os possíveis problemas de saúde permanentes causados pela covid-19 e uma conversa com um jornalista correspondente de guerra foram temas do programa Opinião Pernambuco, que vai ao ar pela TVU, canal 11.1, de segunda a sexta-feira, às 19h40, e nas rádios Universitária FM 99,9 e Paulo Freire AM 820 às 8h30, e já estão disponíveis no YouTube.

Participação das Mulheres na Política Brasileira

O Opinião Pernambuco discutiu o tema Mulheres na Política.  Ainda que a diversidade de gênero tenha se tornado um assunto mais presente no debate público, a quantidade de mulheres eleitas para cargos eletivos ainda é muito pequena no País. Para abordar essa temática, o programa recebeu Daniela Rezende, cientista política e professora da Universidade Federal de Ouro Preto, e Layla Carvalho, cientista política e professora da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira.

A pessoa cega na sociedade

O Opinião Pernambuco  abordou os desafios enfrentados por uma pessoa cega na sociedade contemporânea. Apesar do esforço do movimento inclusivo no País, ainda há uma distância considerável entre o cenário ideal e a realidade. A partir daí, torna-se indispensável uma reestruturação social para que a pessoa com deficiência consiga exercer todos os seus direitos. Apresentado por Valdir Oliveira, o programa trouxe Michell Platini, consultor em acessibilidade e diretor da Associação Pernambucana de Cegos, e Michelle Alheiros, coordenadora do Centro de Apoio Pedagógico para Atendimento às Pessoas com Deficiência Visual e consultora em audiodescrição.

Fake News e as eleições de 2022

O Opinião Pernambuco  abordou o tema Fake News e as Eleições de 2022. No que se refere à desinformação e à divulgação de notícias falsas, o país deverá chegar às eleições de outubro deste ano com problemas similares aos dos últimos pleitos. O programa recebeu Fred Batista, mestre e doutor em Ciência Política pela Universidade de Vanderbilt e professor de Ciência Política na Universidade da Carolina do Norte.

Covid Longa

A covid-19 pode causar problemas de saúde permanentes. De acordo com dados divulgados pela Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de um quarto das pessoas que tiveram o vírus apresentam sintomas que continuam por pelo menos um mês; uma em cada dez ainda não se sente bem após doze semanas. O Opinião Pernambuco  abordou a “covid Longa”, com o médico Paulo Sérgio Ramos, chefe do Serviço de Doenças Infecto Parasitárias do Hospital das Clínicas.

Correspondentes de guerra

O Opinião Pernambuco discutiu os desafios enfrentados pelos “Correspondentes de Guerra”. A atuação de um jornalista que cobre conflitos armados vai além de tornar público os acontecimentos do globo. Além do amplo conhecimento que precisam possuir relativo ao território em que trabalharão, esses profissionais devem respeitar os códigos de conduta ética da profissão e saber se posicionar diante de situações de risco e negociação. Apresentado por Stella Maris, o programa recebeu o jornalista João Alencar.

Data da última modificação: 21/03/2022, 18:29