Destaques Destaques

Voltar

Biografia de músicos brasileiros renomados é assunto do Giro Nordeste hoje (19)

Programa veiculado na TVU (canal 11.1), às 20h, entrevista Jotabê Medeiros, crítico musical e autor de obras sobre Belchior e Raul Seixas

O convidado do Giro Nordeste desta semana é o crítico musical e escritor paraibano Jotabê Medeiros. No programa de hoje (19), o entrevistado relembra trabalhos enquanto repórter da área de Jornalismo Cultural e discorre sobre algumas obras biográficas realizadas e sobre a mais recente pesquisa acerca de Luiz Gonzaga. Veiculado na TVU (canal 11.1) no horário das 20h, às sextas-feiras, e reapresentado às segundas-feiras, às 21h, o programa desta edição conta com a participação remota do profissional de mídia da UFPE Josimar Parahyba.

Com mais de 20 anos voltados ao Jornalismo Cultural, cobrindo diversos shows e megafestivais, Jotabê tem se estabelecido enquanto biográfo de artistas emblemáticos, como Belchior, Raul Seixas e Roberto Carlos. “Eu acho que, principalmente, esses artistas que eu escolhi biografar são a espinha dorsal de toda a moderna música brasileira”, afirma o escritor.

Ainda segundo Jotabê, “a música que vem do Pixinguinha pra cá, toda ela me interessa pelo fato de que ela não só cristaliza uma modernização”. E completa: “Eles trouxeram um condimento que faz com que essa música seja original em qualquer recanto do mundo. E eu acho que de todos eles, Gonzagão é o pai da matéria. É provavelmente o mais importante artista brasileiro de todos os tempos, na minha opinião”.

Já sobre a obra de Luiz Gonzaga, que ainda se encontra em fase de produção, Jotabê dá pitadas do que vem pela frente durante a entrevista. “Eu estou muito já na fase final da pesquisa e tem coisas que vão deixar as pessoas fascinadas porque eu vou trazer um novo Gonzagão à tona”.

Quando questionado sobre Jornalismo Cultural, Jotabê traz Euclides da Cunha como referência. “Euclides da Cunha pra mim é o inventor do New Journalism. A gente sempre insiste em dar esse crédito pros anglo-saxões, mas Os Sertões é uma obra exemplar de New Journalism e é Jornalismo Cultural porque se assenta sobre a história cultural, religiosa e social de uma região. E o Euclides é revolucionário na linguagem já na virada do século XIX”.

O Giro Nordeste é uma produção da TVE Bahia em parceria com emissoras públicas de rádio e televisão de todo o Nordeste.

Data da última modificação: 19/05/2023, 13:55