Destaques Destaques

Voltar

AD Junior é o entrevistado do Giro Nordeste amanhã (6), na TVU

Pesquisador e youtuber mineiro é referência na luta antirracista e em cultura afrourbana

O combate ao racismo estrutural e ao preconceito, no Brasil e no mundo, deve dar o norte da entrevista desta semana no Giro Nordeste, que tem como convidado o pesquisador e comunicador social AD Júnior. A cada semana, o programa recebe personalidades das mais diversas áreas de atuação para uma conversa com jornalistas das emissoras públicas de TV e rádio da região. A atração vai ao ar amanhã (6), às 18h, na tela da TVU (canal 11.1), com participação da jornalista Stella Maris Saldanha (TVU) na bancada de entrevistadores.

Mineiro morando atualmente em Hamburgo (Alemanha), AD Junior explora as redes sociais com discursos de combate ao racismo e ao preconceito. É responsável pelo Marketing e Comunicação da Trace Brasil, a maior plataforma audiovisual do mundo focada em conteúdos afrourbanos. Ao descrever o próprio trabalho, o comunicador diz que “explora assuntos que interessam ao público afro-brasileiro, para que seus rostos sejam vistos e normalizados, mostrando amplamente a cultura do país”.

O debate sobre o racismo estrutural ganhou escala depois da onda de protestos globais contra a violência policial direcionada à população negra, em especial nos Estados Unidos, que se reflete no mudo inteiro e, claramente, também no Brasil. Aos poucos, novos componentes ganharam a mídia, com questionamentos sobre as atitudes de pessoas brancas no dia a dia e o papel das empresas em romper hábitos racistas.“De forma geral, sempre tivemos um povo meio isento em relação ao assunto, e pela primeira vez temos adesão em massa ao tema”, analisa o pesquisador.

Exibido sem intervalos, o Giro Nordeste é ancorado por Juraci Santana, da TVE Bahia, e transmitido por um pool de emissoras dedicadas à comunicação pública. A atração é veiculada aqui em Pernambuco (TVU e TVPE) e também no Ceará, em Sergipe, Alagoas, Maranhão, Paraíba, Piauí, Rio Grande do Norte, Espírito Santo e São Paulo. Também é possível conferir a atração no canal da TVE Bahia no YouTube. 

Data da última modificação: 05/11/2020, 17:22