Voltar

Violonista da USP vai realizar master class e palestras na UFPE

Ledice Fernandes realiza atualmente um pós-doutorado financiado pela Fapesp na Universidade de São Paulo

Nas próximas segunda (9) e terça-feira (10), a violonista e pesquisadora da USP Ledice Fernandes vai realizar uma master class de violão e duas palestras que abordarão “A performance como campo de pesquisa: música e gesto” e “Gesto, teatralidade e análise musical”. Numa promoção do Departamento de Música da UFPE, os eventos são destinados a alunos da graduação e pós-graduação em Música da Universidade. A master class será realizada das 10h às 12h30 do dia 9,no Auditório Evaldo Coutinho, do Centro de Artes e Comunicação (CAC) da UFPE.

Foto: Divulgação

Ela fará palestras no CAC e na EdUFPE

Ledice Fernandes realiza atualmente um pós-doutorado financiado pela Fapesp na Universidade de São Paulo, trabalhando com a noção do gesto (instrumental, sonoro, corporal e cênico) na performance e composição musical. Ela estudou violão no Brasil, na Alemanha e na França, com Pablo Marquez, Paul Galbraith, Franz Halasz, David Russell, Edelton Gloeden e Turibio Santos.

Em seu percurso, ela obteve diversos diplomas dentre os quais se destacam o Künstlerisches Diplom e o Meisterklasse da Hochschule für Musik Nürnberg-Augsburg obtidos com nota máxima. Ela já se apresentou no Brasil, na Alemanha e na França, tendo dado mais de uma centena de concertos seja como solista ou em formações de música de câmara. Dentre estas, ela criou o Duo Ebano em parceria com o violoncelista carioca Pedro Bielschowsky. A violonista sempre participou de projetos teatrais tanto no Brasil como durante sua estadia nos Estados Unidos na Georgia State University.

PALESTRAS | Na primeira palestra “A performance como campo de pesquisa: música e gesto”, no dia 9, das 15h às 16h30, no CAC, destinada aos alunos da graduação, será oferecido como tema de discussão o panorama histórico e musicológico de uma produção musical recente, que se situa entre os anos de 1960 e a atualidade, e que busca dialogar com outras formas de expressão cênicas.

Já na segunda palestra “Gesto, teatralidade e análise musical”, no dia 10, das 14h às 16h, no auditório da Editora Universitária (EdUFPE), destinada aos alunos da pós-graduação, a proposta é discutir com os alunos de pós-graduação da UFPE as diversas manifestações recentes de um tipo de composição musical intimamente imbricada com sua performance. Em tais obras, os compositores muitas vezes são instrumentistas ou cantores, ou trabalham em parceria com seus intérpretes. Há ainda uma tendência a que visem, em suas concepções sonoras, dialogar com outras formas de expressão cênica como o teatro e a dança, desembocando na criação de novos tipos de “teatralidade” e “instrumentalidade”.

 

 

Data da última modificação: 05/04/2018, 09:24