Voltar

Reitoria autoriza início de projeto executivo arquitetônico para nova sede do Departamento de Música

Segundo o diretor do Departamento, professor Mauro Maibrada, a iniciativa atende a uma antiga necessidade do curso

O reitor Anísio Brasileiro assinou ontem (27) a ordem de serviço para a realização do projeto executivo de arquitetura para a obra da sede no Departamento de Música da UFPE, que será erguido no Campus Recife da Universidade. A criação do projeto será realizada pela Horizontes Arquitetura e Urbanismos, empresa mineira vencedora da licitação, que tem 390 dias para concluir o serviço. Segundo o diretor do departamento, professor Mauro Maibrada, a iniciativa atende a uma antiga necessidade do curso. “Em termo de formação, o espaço oferecerá uma oportunidade ímpar aos alunos, com sala de recitais e de aula projetadas especialmente para a função pedagógica e artística”, afirma.

Foto: Passarinho

Novo prédio contará com Sala de Concertos, Área de Música e Administração

Como consultou de planejamento e acústica do projeto, o arquiteto José Augusto Nepomuceno destaca que não há no Brasil outra iniciativa de construção com a expectativa de fundir a arquitetura e um espaço destinado à aprendizagem da música. Para Nepomuceno, a obra da UFPE já vai nascer como referência local e nacional. Segundo conta no documento-base para a elaboração do projeto, “o prédio de Música da Universidade Federal de Pernambuco tem peculiaridades muito especiais tornando-a uma edificação singular (...) A relação entre os aspectos sensoriais do edifício e o aprendizado é determinante, em particular suas características acústicas.”

Para o professor Maibrada, “este projeto trará para Recife uma posição de destaque no Brasil e, certamente, na América do Sul, pois a Escola de Música da UFPE terá todas as condições de inserir Recife no sofisticado e restrito cenário internacional de música sinfônica/música acústica, daí a importância de adotar neste projeto os conceitos de qualificação internacional e de excelência acústica”. Segundo a proposta, a Escola de Música será formada por três grandes núcleos, com o a Sala de Concertos, Área de Música e Administração e, ainda, contará com uma área de acolhimento de público. Também participou do encontro a superintendente de Infraestrutura da Universidade, Silmara Melo.

Data da última modificação: 28/03/2018, 14:11