Voltar

Recife recebe primeira edição do Workshop de Música de Câmara

Programação gratuita contará com palestras, masterclasses e recitais gratuitos distribuídos em três espaços

Capacitar músicos e aprofundar o conhecimento sobre a música de câmara produzida no Brasil, transformando a capital pernambucana em um grande palco. Esse é o objetivo do 1º Workshop de Música de Câmara do Recife, que acontece de 8 a 11 deste mês. Dividida entre o Conservatório Pernambucano de Música (CPM), a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e a Concatedral de São Pedro dos Clérigos, no Pátio de São Pedro, a programação contará com palestras, masterclasses e recitais, todos com entrada gratuita.

A abertura oficial do 1º Workshop de Música de Câmara acontece no dia 8, às 19h, no Auditório Cussy de Almeida do Conservatório Pernambucano de Música, com palestra e recital do Trio da Muléstia e o Trio Brasilianas. Clique aqui para realizar sua inscrição. 

Idealizado pelos professores Rinaldo Fonseca e Arthur Ortenblad, do Departamento de Música da UFPE, o evento tem parceria com o Laboratório de Educação Musical Especial e Inclusiva (Lemei) e o Núcleo de Acessibilidade (Nace) da Universidade. Fazendo jus ao conceito de acessibilidade e inclusão, os programas terão versão em Braille e as apresentações e palestras contarão com intérpretes e tradutores de Libras, a Língua Brasileira de Sinais.

As aulas serão ministradas por instrumentistas que se dedicam ao estudo da música de câmara brasileira de concerto e participarão das orientações, divididas em dois níveis: o técnico-instrumental, que acontece nas aulas, quando o aluno toca o mesmo instrumento que o professor, e o nível interpretativo e artístico, durante as masterclasses, quando o aluno aprende mesmo sem tocar o instrumento igual ao do professor.

Além de divulgar a música instrumental brasileira composta para diferentes formações instrumentais, o projeto pretende contribuir para a formação de novas plateias, por meio dos recitais gratuitos para o público em geral.

 

 

Data da última modificação: 03/10/2018, 15:33