Voltar

Quarteto de cordas Variante se apresenta no Museu de Arte Sacra de Pernambuco

Grupo criado em 2014 e formado por alunos do Bacharelado em Música da UFPE participa do projeto Relicários

Da assessoria do evento

Setembro começa bem para os amantes da boa música clássica. O projeto “Relicários memórias do som” traz para o Museu de Arte Sacra de Pernambuco, em Olinda, neste domingo (2), às 16h, a arte do quarteto de cordas Variante. A iniciativa é incentivada pelo Funcultura, Fundarpe e Secretaria de Cultura do Estado de Pernambuco e os ingressos custam R$ 2,00 (meia a R$ 1,00) com renda revertida para o Lar Fabiano de Cristo.

Foto: Divulgação

Kedma Johnson, Jade Martins, Alexsandro Castro e

Herlane Franciele integram o quarteto

O quarteto de cordas Variante foi criado em 2014 e é formado por alunos do Bacharelado em Música da UFPE. Desde sua criação, vem atuando na cena de musical erudita de Pernambuco, tendo participado, em outubro de 2015, da 7ª Mostra de Música Leão do Norte, onde estreou uma peça dedicada ao evento e ao quarteto composta pelo pernambucano Victor Luiz. Em novembro de 2016, o quarteto fez sua primeira turnê em igrejas locais no Mês da Música, onde estreou outra peça dedicada a eles do também pernambucano Ivanubis Hollanda. 

O Quarteto Variante também acolhe músicos convidados em suas apresentações. Seus músicos atuam como solistas em orquestras de Pernambuco e da Paraíba. O grupo é formado por Kedma Johnson (violino 1), Jade Martins (violino 2), Alexsandro Castro (viola) e Herlane Franciele (violoncelo).

RELICÁRIOS - A ideia da série de concertos é apresentar um conceito de “museu vivo do som”. Da mesma forma que um relicário guarda objetos sagrados, a partitura preserva em si a música de diversas épocas e estilos. Durante os concertos, os músicos trazem à vida o som guardado nessas partituras escritas no passado.

“Se por um lado nosso projeto apresenta a tradição da música clássica revelando a genialidade de compositores como Bach, Vivaldi ou Verdi ou os brasileiros Carlos Gomes, José Maurício Nunes Garcia, Guerra-Peixe, entre outros, ao mesmo tempo propõe a ideia de renovação pela possibilidade de transgressão na liberdade de novas experiências interpretativas”, explica a cravista Maria Aída Barroso, idealizadora e coordenadora do projeto, professora do Departamento de Música da UFPE.

“A criação de espaços e séries musicais que permitem o acesso gratuito da população a essa arte é fundamental para o aprimoramento do ser humano. A música é muito mais que um breve entretenimento, se revelando um estímulo à sensibilidade. Propomos esta série de concertos por acreditar profundamente nesse pensamento e na necessidade da divulgação desta arte se ampliar e chegar de forma mais intensa e eficaz ao público pernambucano”, completa.

Os concertos terão duração de uma hora e apresentarão peças para diferentes formações instrumentais, abrangendo as diversas famílias de instrumentos: cordas friccionadas, cordas percutidas, cordas pinçadas, sopros (madeiras e metais), voz, teclas e percussão. Todos os grupos e músicos foram selecionados por sua reconhecida atuação no meio cultural brasileiro, em trabalhos de performance, pesquisa interpretativa e/ou musicológica, sendo a maioria dos artistas professores, alunos e ex-alunos do Departamento de Música da UFPE.

Data da última modificação: 30/08/2018, 13:49