Voltar

Maestro e professor de regência da UFPE apresenta série de lives sobre a cena lírica

A série começa a partir de amanhã (24) e será transmitida pelo canal do YouTube do maestro Wendell Kettle

“A Cena Lírica em pauta” é o tema da terceira série de entrevistas virtuais com apresentação e mediação do maestro Wendell Kettle, professor de Regência do Departamento de Música da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e realização da Academia de Ópera e Repertório. A série começa a partir de amanhã (24) e será transmitida pelo canal do YouTube do maestro Kettle. 

Assim como nas séries anteriores, o maestro recebe grandes nomes da cena operística nacional para discutir assuntos de relevância, sobre a atuação do cantor lírico no teatro de ópera. “As lives têm sido um sucesso. O público tem interagido bastante, com observações, comentários e perguntas aos convidados. Para os nossos cantores locais, em especial, tem sido muito proveitoso esse contato com grandes artistas nacionais”, conta o maestro.

Amanhã (24), às 19h, o convidado será Matin Muehle. Um dos tenores brasileiros de maior destaque internacional no seu repertório, Martin Muehle nasceu em Porto Alegre e estudou na Escola Superior de Música de Lübeck, na Alemanha. Além disso, estudou com Carlo Bergonzi na Accademia Verdiana em Busseto e com Alfredo Kraus em Santander (Espanha).

No sábado (26), às 19h, é a vez de Ira Levin. O maestro norte-americano é o novo diretor artístico do Theatro Municipal do Rio de Janeiro. Ele vai acumular a função com a de regente titular. No Brasil, Levin já esteve à frente do Theatro Municipal de São Paulo e da Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Claudio Santoro em Brasília. O maestro também já atuou como principal regente convidado do Teatro Colón, em Buenos Aires.

Na terça-feira (29), às 19h, a entrevistada será Marina Considera. Um dos sopranos em maior atividade no país nos últimos dez anos, é também professora de canto há mais de 20 anos. Sua estreia em ópera se deu ao lado do maestro Wendell Kettle durante o mestrado de ambos na Escola de Música da UFRJ em 2005 no papel de D. Elvira em Don Gioavanni, de Mozart. Marina Considera é mestra pela UFRJ e bacharel em Canto pela Unirio.

Data da última modificação: 23/09/2020, 16:43