Voltar

Lançamento de O Som das Baquetas do Duo Repercuti

O duo é formado por Emerson Coelho e Emerson Rodrigues ex-estudantes de percussão do Departamento de Música - UFPE

 

Emerson Rodrigues e Emerson Coelho, percussionistas do Duo Repercuti

Temos o prazer de anunciar o show de lançamento de "O Som das Baquetas" do Duo Repercuti, com Emerson Coelho e Emerson Rodrigues. É a chance de ouvir o álbum completo ao vivo com participações mais que especiais. 

Dia 18 de Outubro (Terça-Feira) às 19h30
Teatro Marco Camarotti - SESC Santo Amaro
Rua Treze de Maio, 455

Ingressos: R$10 no Sympla ou na bilheteria do Teatro no dia do evento (conforme disponibilidade). Garanta o seu! 

 

SOBRE O DISCO E O SHOW
Primeiro e único duo de percussão de Pernambuco, com seis anos de atividades, contou com incentivo do programa Rumos Itaú Cultural (2019-2020) para gravar o primeiro trabalho. Faixa integra o disco “O Som das Baquetas” a ser lançado. 

Eles formam um duo, ensaiam, apresentam-se e compõem juntos. Juntos também dividem a paixão por um mesmo tipo de instrumento, ou melhor, por muitos instrumentos que integram um universo musical comum: a percussão. Como se não bastasse, têm o mesmo nome e nutrem um sonho: gravar um disco. Sonho agora realizado graças ao apoio do programa Rumos Itaú Cultural (2019-2020).  

Emerson Coelho e Emerson Rodrigues, mais conhecido como Pequeno, que formam o duo Repercuti, preparam-se para lançar o álbum “O Som das Baquetas”, reunindo obras inéditas de músicos pernambucanos. O trabalho chega primeiro nas plataformas digitais, para estrear em formato show nesta terça, 18 de outubro, no Teatro Marco Camarotti, do Sesc Santo Amaro. A direção musical é do baiano Aquim Sacramento. 

São seis composições assinadas por músicos locais, entre elas “Chick Corea Forever”, homenagem do pianista Amaro Freitas ao também pianista norte-americano falecido em 2021, e que foi lançado em formato single em 30 de setembro (pré-save: https://tratore.ffm.to/chick-corea-forever).  

A composição, com pouco mais do que quatro minutos de duração, foi arranjada para percussão pelo músico Henrique Albino, que também participa do disco com uma inédita. Os integrantes do duo Repercuti explicam o desafio de trabalhar na musicalização da obra, executada com marimba de cinco oitavos e vibrafone. 

“Foi um trabalho intenso. Discutimos para que instrumento seria, a extensão que funcionaria para cada instrumento... Não é algo muito simples, se toma muitas decisões. Desde o início, tínhamos este desejo de gravar uma música de Amaro [Freitas] e tivemos a sorte de ele ter a disponibilidade de compor para este álbum. É uma obra superbem construída musicalmente”, destaca Pequeno. 

“Por seu lado virtuosístico, pelo processo de escolha dos timbres, com maestria, Albino fez a transcrição e arranjos da obra, criou esta separação de vozes explorando as regiões graves e agudas dos instrumentos, entre o papel de quem faz o acompanhamento e quem seria o solo, permitindo que eles dialoguem nos arranjos. Pequeno toca uma marimba de cinco oitavas e eu, um vibrafone, com uma tecla a mais, o Mi grave”, explica Coelho, sobre as adaptações pensadas por Albino para chegar ao resultado final da faixa.  
 
O DUO 
Criado em 2016, quando seus integrantes cursavam o Bacharelado em Percussão Erudita na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), o Repercuti fez sua estreia na Semana da Música, evento promovido pela universidade em 2016, na Capela do Convento de Santo Antônio, em Igarassu, na Região Metropolitana do Recife. A ousadia em inovar num formato incomum para a percussão segue como diferencial: trata-se do primeiro duo de percussão criado e em atividade em Pernambuco.  

Com trajetórias musicais semelhantes, Emerson Coelho e Emerson Rodrigues (Pequeno) uniram-se pelo desejo de refletir sobre a prática artística no vasto universo dos instrumentos percussivos (ainda desconhecido pelo grande público), tendo como foco o estudo de obras de compositores variados, buscando experimentar sonoridades propondo um diálogo entre a percussão erudita e a percussão popular. A música chegou para os artistas de maneiras distintas, já que Pequeno cresceu em família de religião evangélica e tocando na igreja, enquanto Coelho desde a infância teve contato com os ritmos populares e as tradições afrobrasileiras. 

“Em 2016, a gente adotava na UFPE o repertório individual e o de grupo. E havia aquela vontade de explorar outras possibilidades, como o formato duo. Sempre fui mais voltado à percussão erudita, desde que iniciei lá na Orquestra Criança Cidadã. Coelho traz o erudito, mas também a percussão da rua, do maracatu, é mais solto no improviso, e fomos estudando juntos naturalmente. Aos poucos, veio a necessidade de nos apresentarmos como duo”, explica Pequeno. 

Em 2019, o duo Repercuti foi selecionado para integrar a programação de Espetáculos Musicais do Espaço Cultural BNDES / Temporada 2019- 2020, no Rio de Janeiro. Em 2019, foi contemplado no edital Rumos Itaú Cultural 2019-2020, por meio do qual gravou o seu primeiro trabalho, “O Som das Baquetas”, de onde deriva o single “Chick Corea Forever”.


SINGLE 
Aclamado pelo público e pela crítica, tanto no Brasil quanto em outros países, o pianista pernambucano Amaro Freitas teceu elogios ao trabalho do Repercuti. Para ele, acompanhar a gravação de “O Som das Baquetas” se tornar realidade é algo emocionante.  

“Para mim, que também venho da periferia, e tive acesso ao teclado e depois ao piano, é um momento feliz e que emociona. Ver Pequeno, que veio do Coque, e Coelho, que é de Igarassu, uma cidade sem tanta estrutura quanto o Recife, é ver como a música pode atuar contra o racismo, várias crenças e bandeiras”, comenta o pianista, que tem três discos gravados com o Amaro Freitas Trio, desde 2016. “Quando a gente dá mais acesso às pessoas, vemos a importância das políticas públicas”, acredita o artista, citando como exemplo o Rumos Itaú Cultural, ao apoiar um trabalho como este. 

 

SERVIÇO: 
Rumos Itaú Cultural 2019-2020 
Projeto: O som das baquetas 
De Repercuti 
Instagram @duorepercutioficial

 

 

#rumos #itaucultural #duorepercuti #osomdasbaquetas
#rumositaucultural