Voltar

Grupo Trombones PE se apresenta no Museu de Arte Sacra de Pernambuco

A iniciativa é financiada pela Funcultura, Fundarpe e Secretaria de Cultura do Estado de Pernambuco

Com informações da assessoria do evento

O grupo Trombones PE, formado por alunos dos cursos de bacharelado e de licenciatura em Música da UFPE, vai se apresentar neste domingo (19) no projeto “Relicários: Memórias do Som”, às 16h, no Museu de Arte Sacra de Pernambuco, em Olinda. A iniciativa é financiada pela Funcultura, Fundarpe e Secretaria de Cultura do Estado de Pernambuco e para esta primeira apresentação os ingressos serão disponibilizados gratuitamente uma hora antes de seu início. Criado em 2016, o Trombones PE se apresenta com repertório tanto em conjunto quanto solo, e com acompanhamento de piano. A entrada custa R$ 2,00 (meia, R$ 1,00). O valor arrecadado será doado ao Lar Fabiano de Cristo

Foto: Divulgação

Músicos são alunos do curso de Música da UFPE

As peças que serão apresentadas no domingo fazem parte do repertório tradicional para trombone, incluindo também transcrições para instrumento solista e para quarteto. A formação com acompanhamento de piano possibilita que seja tocada uma grande variedade de repertório e viabiliza a apresentação de peças solo dando ao público a oportunidade de conhecer os trombonistas como intérpretes, individualmente, além do trabalho de quarteto. O grupo é formado pelos músicos Adelson Lins, Elexsandro de Souza, Emmanoel Cruz e Thomas Barros.

A ideia da série de concertos é apresentar um conceito de “museu vivo do som”. Da mesma forma que um relicário guarda objetos sagrados, a partitura preserva em si a música de diversas épocas e estilos. Durante os concertos os músicos trazem à vida o som guardado nessas partituras escritas no passado. “Se por um lado nosso projeto apresenta a tradição da música clássica revelando a genialidade de compositores como Bach, Vivaldi ou Verdi ou os brasileiros Carlos Gomes, José Maurício Nunes Garcia, Guerra-Peixe, entre outros, ao mesmo tempo propõe a ideia de renovação pela possibilidade de transgressão na liberdade de novas experiências interpretativas”, explica a cravista Maria Aída Barroso, idealizadora e coordenadora do projeto, também professora do Departamento de Música da UFPE.

“A criação de espaços e séries musicais que permitem o acesso gratuito da população a esta arte é fundamental para o aprimoramento do ser humano. A música é muito mais que um breve entretenimento, se revelando um estímulo à sensibilidade. Propomos esta série de concertos por acreditar profundamente nesse pensamento e na necessidade da divulgação desta arte se ampliar e chegar de forma mais intensa e eficaz ao público pernambucano”, completa ela.

Os concertos terão duração de uma hora e apresentarão peças para diferentes formações instrumentais, abrangendo as diversas famílias de instrumentos: cordas friccionadas, cordas percutidas, cordas pinçadas, sopros (madeiras e metais), voz, teclas e percussão. Todos os grupos e músicos foram selecionados por sua reconhecida atuação no meio cultural brasileiro, em trabalhos de performance, pesquisa interpretativa e/ou musicológica, sendo a maioria dos artistas professores, alunos e ex-alunos do Departamento de Música da UFPE.

Programa

Franz Joseph Haydn (1732-1809)
Achieved is The Glorious Work
Do oratório “A Criação”

Engelbert Humperdink (1936)
Hänsel und Gretel
arranjo: Jean-François Taillard

Andrea Gabrieli (1533-1585)
Ricercare del 12º Tono
arranjo: Jay K. Friedman

Georg Friedrich Händel (1685-1759)
Four Handel Chorales, transcribed by four trombones
I - Ach Gott and Herr | II - Schmücke dich | III - Wenn mein Stündlein | IV - O Traurigkeit

Ludwig van Beethoven (1770-1827)
Drei Equale Für Vier Posaunen

Scaborough Fair
Canção inglesa de autoria desconhecida
arranjo: Reichenbach

Anton Bruckner (1824-1896)
Locus Iste

Richard Wagner (1813-1883)
Pilgrim’s Chorus from Tannhäuser
arranjo: Mark McDunn and Clifford Barnes

Jean Sibelius (1865-1957)
Finlandia, op. 26, nº 07
arranjo: Mark McDunn

Data da última modificação: 16/08/2018, 15:29