Voltar

Grupo Flauta de Bloco realiza turnê em Portugal

O grupo é dirigido pela professora Daniele Cruz Barros

Foto: Divulgação

Músicos passarão por Viana do Castelo, Águeda, Braga, Barcelos e Aveiro

O Flauta de Bloco, grupo representativo do Departamento de Música da UFPE, apresenta o espetáculo “Flauta de Bloco: Uma Viagem pelos Ritmos Pernambucanos”, este mês. A turnê passará por cinco cidades de Portugal: Viana do Castelo, Águeda, Braga, Barcelos e Aveiro. Também serão ministrados concertos-aulas e oficinas de dança, percussão e prática de conjunto de flauta doce.

O espetáculo é composto por obras musicais que representam a música e a cultura pernambucana. As obras – criadas e arranjadas especialmente para o grupo – têm a originalidade e a identidade da tradição musical de Pernambuco, trazendo ao público uma viagem pelos ciclos natalino, junino e carnavalesco, constando de frevos, maracatus, xotes, cavalos marinhos, xaxados, choros, entre outros. Esse trabalho valoriza e difunde a produção dos compositores locais, importantes agentes da preservação da cultura.

O grupo Flauta de Bloco é dirigido pela professora Daniele Cruz Barros e composto por oito flautas doces, violão, contrabaixo acústico, cavaquinho, percussão e dança. Foi aprovado por meio do edital Ibermusicas, contando também com o apoio da UFPE para a realização da turnê em Portugal.

Programação

Dia 2, às 16h
Viana do Castelo
Academia de Música de Viana do Castelo

Dia 3, às 12h
Viana do Castelo
Escola Superior de Educação

Dia 3, às 21h30
Viana do Castelo
Teatro Municipal Sá de Miranda

Dia 5, às 21h30
Águeda
Centro de Artes de Águeda

Dia 8
Braga
Instituto de Ciências Sociais – Universidade do Minho

Dia 9
Braga
Largo do Paço – Salão Medieval

Dia 10, às 10h30
Barcelos
Conservatório de Música de Barcelos

Dia 11, às 17h
Aveiro
Conservatório de Música Calouste Gulbenkian

Data da última modificação: 01/10/2018, 17:19