Voltar

Exposição fotográfica “Música para o coração e a alma” está em cartaz no HC

Projetos contam com a participação de estudantes da UFPE, bolsistas, voluntários, funcionários do HC e colaboradores de outras faculdades

No mês em que comemora dez anos de existência, o Programa Mais: Manifestações de Arte Integradas à Saúde está promovendo a mostra fotográfica “Música para o coração e a alma”, que visa mostrar o trabalho desenvolvido por dois dos projetos de extensão integrados ao Mais que utilizam apresentações musicais em suas intervenções. A exposição está ocorrendo nas Portarias 1 e 4, Ponto de Leitura do Mais e sala de espera do 5º andar do Hospital das Clínicas, unidade vinculada à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares, até o fim da tarde de hoje (22).


A exposição fotográfica “Música para o coração e a alma” congrega imagens das atividades desenvolvidas no HC pelos projetos “Música para o coração e a alma na UTI” e “Música para o corpo e a alma”, ambos coordenados pela médica Cláudia Vilela. O objetivo dos projetos é levar música aos pacientes que estão recebendo assistência médica no hospital, seja na Unidade de Terapia Intensiva ou nas enfermarias.

“A música é um elemento fundamental para a humanização de um espaço estressante como é o caso da UTI, além de ter grande importância para trazer conforto aos pacientes, acompanhantes e profissionais de saúde”, cita Cláudia Vilela. Segundo a médica, nestes dez anos, resultados bastante expressivos foram conquistados. “Podemos observar claramente como a música traz conforto e agrada os pacientes”, acrescentou.

Os projetos contam com a participação de estudantes da UFPE, bolsistas, voluntários, funcionários do HC e colaboradores de outras instituições de Ensino Superior e possuem a consultoria musical do professor Artur Ortenblad, do Departamento de Música da UFPE, coordenador das propostas musicais do programa.

Durante o decorrer da exposição, ontem (21), houve também apresentações musicais que já estavam inseridas no cronograma de atividades do Programa Mais. Um grupo de forró composto por funcionários do HC se apresentou na Nefrologia, no 5º andar.

Data da última modificação: 22/06/2017, 15:27