Voltar

Episódio da série “Meu TCC” discute estratégias para o aprendizado de peças musicais a partir das neurociências

A entrevistada é Anieli Gomes do Nascimento, egressa do curso de licenciatura em Música

Já parou para pensar em como o aprendizado de um instrumento musical mobiliza a nossa memória? O 7° episódio da série “Meu TCC” recebe Anieli Gomes do Nascimento, egressa do curso de licenciatura em Música, que, em 2022, concluiu a pesquisa “Considerações sobre memorização de peças musicais a partir das neurociências”.

No programa, Anieli conversa com o apresentador Lucas da Rocha sobre as motivações e desafios para a realização do trabalho, além de comentar seus principais achados. Ao final do episódio, instigada pelo apresentador, Anieli faz associações entre palavras e conceitos no quadro “Palavra-chave”.

Assista ao episódio na íntegra no YouTube

A monografia foi orientada pela professora Viviane dos Santos Louro e tem como objetivo promover uma discussão sobre a memória musical e pontuar elementos que podem ser úteis para potencializar a memorização de peças musicais, tendo como base o funcionamento fisiológico da memória a partir das neurociências. No trabalho, a pesquisadora e instrumentista reflete como a memória se constitui em um processo fundamental para a aprendizagem, possibilitando aos seres vivos a capacidade de armazenar e recuperar, quando necessário, suas experiências e habilidades.

O trabalho está disponível no repositório Attena

“Meu TCC” é uma série de dez entrevistas em vídeo que valoriza essa etapa tão importante das graduações: o trabalho de conclusão de curso. Todos os episódios lançados até o momento estão disponíveis no canal de YouTube da UFPE e também vão ao ar na TVU (canal 11.1).

Data da última modificação: 24/08/2023, 15:50