Voltar

Abertura da Expo UFPE traz panorama de evento que apresenta a universidade para estudantes do Ensino Médio

A feira segue até o final da tarde desta quarta (31) e pode ser acompanhada pelo canal da UFPE no YouTube por qualquer pessoa interessada

A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) promoveu, na manhã desta terça (30), a abertura da Expo UFPE 2021 – Feira de Profissões, voltada a estudantes secundaristas de escolas públicas e particulares. O evento, que este ano está sendo realizado em formato virtual devido à pandemia, apresenta um panorama dos cursos de graduação da universidade e de suas políticas estudantis, programas de assistência, oportunidades e ações voltadas a estudantes que ingressam na instituição. A feira segue até o final da tarde desta quarta (31) e pode ser acompanhada pelo canal da UFPE no YouTube por qualquer pessoa interessada.

Participaram da abertura, disponível no YouTube, o reitor Alfredo Gomes, o vice-reitor Moacyr Araújo; a secretária executiva de Desenvolvimento da Educação do Estado, Ana Coelho Vieira Selva; e a pró-reitora de Graduação, Magna do Carmo Silva. A sessão, que contou com a colaboração de intérpretes de libras do Núcleo de Acessibilidade da UFPE (Nace), marcou o lançamento do site exclusivo da Expo UFPE, que contém toda a programação da feira além de informações sobre os cursos de graduação, programas institucionais e oportunidades em detalhes.

Magna Silva abriu o evento apresentando o evento. “Esse é um dos eventos mais esperados do ano. Estamos muito felizes em abrir as portas da Universidade. Mesmo sendo virtual este ano, por conta da pandemia, trata-se de um evento muito rico, cheio de oportunidades e atividades”, explica. Magna destacou que os participantes podem interagir por meio do chat nas sessões e tirar dúvidas com a organização da Expo UFPE. Todos os espaços serão gravados e disponibilizados no canal da UFPE no YouTube.

O reitor Alfredo saudou a participação dos estudantes presentes na cerimônia com uma breve apresentação da Universidade em números, destacando o caráter multicampi da instituição. “A UFPE é uma cidade universitária. Nós temos três campi: nosso campus aqui do Recife, o de Caruaru e o de Vitória de Santo Antão. Então, a Universidade está espalhada por três cidade importantes em suas respectivas microrregiões. Por isso, a UFPE oferece oportunidades diferentes em cada campus, de acordo com a integração da universidade nessas regiões. Nossa população é de, aproximadamente, 45 mil pessoas, 33 mil estudantes de graduação, 10 mil estudantes de pós-graduação, 13 centros acadêmicos, além do Colégio de Aplicação, uma escola de referência e uma das melhores do país”, exemplificou.

O vice-reitor Moacyr contou como a experiência do Ensino Superior e da profissionalização representa uma fase rica, nova e de transição na vida do aluno. “Fico muito contente em ver como o estudante do Ensino Médio tem uma afinidade com a nossa universidade. Essa afinidade, em grande parte, vem da possibilidade de se viver uma formação universitária que não é só aquela da sala de aula. Na UFPE, uma das melhores do Brasil, o estudante vai ter a possibilidade de ter uma vida acadêmica, científica e de muita troca com a sociedade. Esses três pilares – extensão, ensino e pesquisa – são absolutamente desejáveis para a formação de qualquer profissional, mais do que nunca”, explica.

A secretária Ana Selva parabenizou a UFPE por todas as iniciativas mantidas no momento da pandemia. “Eu acho que a Universidade, dentro desse momento tão difícil e complexo que vivemos, vem buscando caminhos, vem buscando, com todo o seu corpo docente, chegar junto do estudante. Esse é um ponto que precisamos realçar, porque, mais do que nunca, entendemos o papel das universidades como produtoras de conhecimento, mais do que nunca, o Brasil precisa se apoiar na ciência”, destacou. Ela lembrou da importância de os estudantes entenderem como se dá o ingresso na instituição, conhecerem os cursos e o que a Universidade oferece, para que a escolha no Sisu seja por afinidade e se alinhe ao projeto profissional e de vida do estudante.

A cerimônia foi encerrada com a apresentação cultural Mostra da Música Ponta de Areia, projeto final da disciplina de Canto Coral do Departamento de Música. 

Data da última modificação: 30/03/2021, 17:18