Notícias da Iniciação Científica Notícias da Iniciação Científica

UFPE recebe jornada e premiação de iniciação científica

O educador e filósofo Paulo Freire é o homenageado do evento, que conta com duas palestras sobre sua obra. Mais de 400 estudantes participam e concorrem a prremiações

A universidade recebe, entre os dias 5 e 8 de junho, a 22ª Jornada de Iniciação Científica da Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco (Facepe). O evento acontece no Centro de Tecnologia e Geociência (CTG). A programação conta com palestras e apresentação de mais de 400 trabalhos de estudantes de Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic) da UFPE e outras instituições do estado.

O homenageado deste ano é o educador e filósofo brasileiro Paulo Freire pelos 50 anos de uma das suas principais obras, Pedagogia do Oprimido.  A palestra “O pensamento pedagógico de Paulo Freire e contribuições para a educação e a sociedade” abre o evento. A pesquisadora da Rede Freireana de Pesquisadores e coordenadora da Cátedra Paulo Freire da UFPE, Maria Eliete Santiago, é a convidada para falar sobre o tema. Encerra o evento a palestra “Atualidade e limites do pensamento de Paulo Freire”, do professor do Departamento de Fundamentos Sócio Filosóficos da Educação Fávio Brayner.

O Prêmio Ricardo Ferreira ao Talento Jovem Cientista também integra a programação da jornada e é concedido no último dia do evento. A premiação contempla os dois melhores trabalhos em cada área do conhecimento (Ciências Agrárias, Ciências Biológicas, Ciências da Saúde, Ciências Exatas, Ciências Humanas e Sociais Aplicadas e Engenharias).

Data da última modificação: 11/05/2018, 17:26