Promoção da Editora UFPE em homenagem ao centenário de Paulo Freire vai até o dia 30

Até a próxima quinta-feira, obras sobre educação podem ser adquiridas pela metade do preço

Está chegando ao fim a ação promocional da Editora UFPE em homenagem ao centenário de nascimento do educador pernambucano Paulo Freire, comemorado no último dia 19. Até esta quinta (30), o órgão suplementar oferece ao público leitor a oportunidade de comprar, remotamente, através do seu site, qualquer livro impresso da área de Educação com desconto de 50% e sem custo de envio. Também há disponibilidade de obras eletrônicas para baixar gratuitamente.

Uma das opções de aquisição é “Múltiplas metodologias de ensino”, de Ana Paula Figueirôa. No livro, que está à venda por R$ 15, a autora apresenta sete artigos a respeito de práticas pedagógicas observadas em experiências de campo por seus alunos do curso de Licenciatura em Educação da UFPE. Tendo em vista o contato necessário com a prática de ensino de Educação Física, ela destinou grupos de alunos a locais com diferentes propostas de formação: o Colégio Israelita Moysés Chvarts; o Colégio de Aplicação da UFPE; o Colégio de São Bento de Olinda; o Colégio Adventista do Recife; o Colégio da Polícia Militar de Pernambuco; e a Escola de Referência em Ensino Médio Ginásio Pernambucano. O livro interessa, em especial, aos profissionais e pesquisadores de Educação Física, especialmente aos professores que iniciam a prática de ensino.

“Linguagens, tecnologias e educação: interconexões pedagógicas” é outro título participante, vendido pelo preço de R$ 20. De autoria de Thelma Panderai Alves, Ivanda Maria Martins Silva e Ana Beatriz Gomes de Carvalho, o livro tem o propósito de favorecer a reflexão sobre o uso de facilidades tecnológicas na educação.

Ao longo de nove capítulos, são abordadas questões relativas a concepções, práticas e metodologias direcionadas à inserção das tecnologias na Educação Básica e no Ensino Superior, com a discussão de temas como infoinclusão; planejamentos didáticos; ferramentas da Web 2.0 e redes sociais em sala de aula; letramento digital na ciberinfância; e práticas pedagógicas para educação a distância. Buscando compreender as relações entre docentes e discentes em face das inovações tecnológicas, as autoras pretendem contribuir para ampliar as reflexões sobre linguagens, tecnologias e educação em suas interfaces com as questões pedagógicas, que precisam ser (re)pensadas em tempos de cultura digital.

Há ainda alternativas com abordagem histórica, como “Educação e modernidade em Pernambuco: inovações no ensino público (1920-1937)”, livro que pode ser adquirido por R$ 15. Com esta obra, a autora Lêda Rejane Accioly Sellaro foi a ganhadora do Prêmio Amaro Quintas 2009, da Academia Pernambucana de Letras. O livro traz uma relevante reflexão sobre a pedagogia e os paradigmas do homem moderno, focaliza as inovações do ensino público, a atuação dos seus representantes mais conhecidos e seus contrastes com uma sociedade que havia vivido séculos de escravidão.

Para tanto, toma como corpus o período de 1920 a 1937 em Pernambuco. Nesse período, os conflitos existiam, mas nem sempre eram externados e as contradições mantinham-se, apesar dos discursos libertários. Organizadas em seis capítulos, as análises empreendidas articulam a circulação de novas ideias modernistas com o ensino público pernambucano. Trata-se de uma obra importante para a compreensão dos processos históricos que permearam o desenvolvimento e a configuração da educação pública. Portanto, é uma leitura valiosa para estudantes, professores e demais profissionais que se ocupam dos dilemas educacionais no Brasil.

DESATIVAÇÃO – A data de 30 de setembro também será o último dia de funcionamento do antigo site da Editora UFPE. A partir de 1º de outubro, o órgão suplementar passará a utilizar apenas o seu novo portal, inaugurado em abril, como plataforma de venda de livros físicos e de downloads gratuitos de e-books.

Data da última modificação: 29/09/2021, 16:09