- UFPE/
- Institucional/
- Orgãos Suplementares/
- Editora UFPE/
- Notícias - Editora/
- Livro da Série Ars Historica do Programa de Pós-Graduação em História da UFPE ganha versão física
Notícias Notícias
Livro da Série Ars Historica do Programa de Pós-Graduação em História da UFPE ganha versão física
Obra, que já integrava o catálogo de livros eletrônicos da Editora UFPE, privilegia relatos orais de trabalhadores defensores da Amazônia
História escrita a partir de relatos de homens e mulheres que vivenciam situações precárias de trabalho na Amazônia – e mesmo ameaças de morte em sua luta por terra, trabalho e cidadania como sujeitos de direito. Esse é um dos principais pontos da proposta do livro “História oral, tempo presente e narrativas de trabalhadoras e trabalhadores: diálogos intermitentes”, escrito pela professora Regina Beatriz Guimarães Neto, do Departamento de História e do Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal de Pernambuco. A obra, publicada em julho de 2024 como e-book da Série Ars Historica, no portal da Editora UFPE, acaba de receber versão física, lançada oficialmente nesta quinta-feira (5), no XVII Encontro Nacional de História Oral: Trajetórias, Movimentos e Perspectivas, realizado pela Associação Brasileira de História Oral (ABHO), na Univille, em Joinville, Santa Catarina.
Elaborados com base em ampla documentação, em extensa pesquisa bibliográfica e na escuta sensível de testemunhos orais, os textos presentes no livro contemplam uma dupla agenda. De um lado, a autora tece um contínuo aprofundamento da reflexão crítica que acompanha o fazer historiográfico, com destaque para a História Oral, seja em seus fundamentos teóricos, seja nos desafios metodológicos que a prática desse ofício impõe, não raro sob a mira dos que violam o direito à vida. De outro lado, ela executa a retomada, sob a renovada perspectiva do tempo presente, de duas décadas de pesquisa dedicadas aos temas da violência e do mundo do trabalho na Amazônia.
Nesse âmbito, a autora avança para além da descrição e da denúncia dos problemas que assolam a região – o desflorestamento, o aquecimento global, o crescimento predatório do agrobusiness, as políticas de privatização do Estado, a usurpação dos direitos indígenas, e a renitente escravização de corpos, entre outros tantos extremos da vulnerabilização humana, cenário típico das variadas ações narradas de resistência aos dispositivos (neo)coloniais. Segundo Fernando Cesar Sossai, presidente da ABHO e professor da Univille, no posfácio da obra, trata-se da própria formulação de uma nova ética ambiental, compromissada com práticas libertadoras e com a reconstrução dos modos de relacionar meio ambiente e trabalho na contemporaneidade.
A versão física do livro pode ser adquirida, ao preço de R$ 50, por meio de contato com a autora (reginabeatrizg@gmail.com) ou na secretaria do Programa de Pós-Graduação em História (PPGHistoria) da UFPE, localizado no Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH), no campus Recife.
A Série Ars Historica foi concebida pelo PPGHistoria com o intuito de ampliar a divulgação da produção científica na área da História junto à sociedade ao disponibilizar para estudantes, professores e pesquisadores obras de consistente valor acadêmico, resultado de recentes pesquisas realizadas no campo historiográfico, e textos clássicos já esgotados, repropostos em edições revisadas e atualizadas. Todos os volumes da Série são produzidos em formato digital e disponibilizados gratuitamente no portal de e-books da Editora UFPE. Eventualmente, as obras também podem receber tiragens físicas. Desde 2020, a Série já disponibilizou ao público 18 livros eletrônicos.