Notícias Notícias

Voltar

Editora UFPE consolida participação ativa de docentes em nova política editorial e uso de e-books como meio de acesso gratuito a livros universitários

Em balanço anual, editora comemora a constituição do primeiro Conselho Editorial sob novo Regimento e o aumento da busca por livros eletrônicos

No último dia 6, o Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe) da Universidade Federal de Pernambuco aprovou em sessão ordinária a nova composição do Conselho Editorial da Editora da UFPE (veja lista ao final) que vigorará pelos próximos dois anos, com possibilidade de recondução por mais um biênio. A medida consolidou o modelo que vinha sendo praticado havia dois anos através de um quadro de membros pro tempore, cuja tarefa era ampliar o papel de docentes da UFPE nas decisões dos rumos da nova política editorial do órgão suplementar. 

A nova constituição do Conselho Editorial no último mês de 2023 representa um dos pontos altos da trajetória da Editora UFPE ao longo do ano, que inclui ainda outra repercussão da política editorial: o fortalecimento do suporte digital como fator de democratização do acesso aos livros produzidos na Universidade Federal de Pernambuco. A procura pelo portal de e-books grátis da publicadora teve um aumento significativo nos últimos doze meses: no ano passado, haviam sido baixados na plataforma 121 mil exemplares eletrônicos, e em 2023 o quantitativo passou para 274 mil.

A adoção da alternativa do suporte eletrônico também se refletiu no contingente de produções da Editora UFPE ao longo do ano: os e-books representaram 68% do total de 51 novos livros lançados em 2023, contabilizando 35 obras, enquanto o suporte físico foi utilizado na produção de 16 publicações. Atualmente, o portal contém um acervo de 557 livros digitais, todos com acesso gratuito.

O suporte virtual representa uma opção que alia economia de recursos e alta capacidade de circulação. Para se ter uma ideia da relação entre racionalidade de custos e democratização proporcionada pelos livros digitais, pode-se ter como exemplo o e-book mais procurado em 2023 no site da Editora UFPE: “Para além do Ocidente cristão: outras Idades Médias?”, de Bruno Uchoa Borgongino, foi baixado por quase 32 mil usuários entre março e dezembro, alcançando em poucos meses uma quantidade de leitores muito maior do que seria possível com uma tiragem típica em papel, composta por algumas centenas de exemplares produzidos com um alto custo financeiro.

FORTALECIMENTO – Em maio de 2023, a Editora UFPE firmou convênio com a Fundação de Apoio ao Desenvolvimento da Universidade Federal de Pernambuco (Fade-UFPE), parceria estratégica para o órgão suplementar. Em consonância com os objetivos do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da UFPE, a publicadora formulou o projeto “Editora UFPE em produção”, que passou a ser executado no âmbito do convênio firmado com a Fade. Com duração de dois anos através de quatro etapas de execução, a iniciativa já rendeu frutos: foi iniciado o processo de requalificação do parque gráfico, um dos pioneiros do país na produção de livros universitários. A reabilitação da capacidade operativa da seção industrial da Editora tem dois objetivos: um histórico, pois permite a preservação do parque gráfico como uma espécie de memorial da história da produção do livro desde a época das linotipos; e outro institucional, já que a ação possibilita ampliar a capacidade de executar serviços gráficos, sobretudo, a impressão de livros.

Graças a outra parceria firmada entre a Editora UFPE e a Fade, o projeto “Formação de leitores” foi um dos contemplados em 2023 pelo Tribunal Regional do Trabalho da 9ª Região (TRT 9), através de edital de apoio a projetos sociais. O objetivo da iniciativa é atuar na formação de leitores através da captação, edição e impressão de cinco livros infantis. As obras serão distribuídas gratuitamente a escolas públicas municipais pernambucanas no próximo ano. Atualmente, está em execução a primeira etapa do projeto, que é o apoio de consultores especializados em literatura infantil. Ao longo de 2024, serão realizadas as demais etapas, entre as quais, lançamento de edital para a seleção de obras, edição, publicação e distribuição dos exemplares. Todos os cinco livros vão conter ilustrações formuladas por alunos da UFPE, que receberão bolsas de apoio pela participação no projeto.

DOAÇÕES – Ao longo do ano, a Editora UFPE, através de outro canal de democratização de acesso a livros, doou 6.849 exemplares físicos a instituições brasileiras e estrangeiras, além de organizadoras de eventos acadêmicos e científicos. Entre os 24 beneficiários, estão incluídos o VIII Fórum Brasileiro de Ciência Política, a Rádio Paulo Freire, o IX Congresso Brasileiro de Ciências Humanas e Sociais na Saúde, a Campanha Papai Noel Solidário, a Biblioteca Comunitária Francisco da Silva Cyríaco e a Escola de Formação de Educadores do Recife Professor Paulo Freire. Em 2024, a política de doações da publicadora será aprimorada, devendo incorporar parâmetros como novos prazos para o aceite de solicitações e a retirada de exemplares, bem como a necessidade de os contemplados arcarem com os custos de frete no caso de remessas para fora da Região Metropolitana do Recife. A vedação de contemplar pessoas físicas com exemplares doados será mantida, continuando a ser aceitos exclusivamente pedidos de entidades sem fins lucrativos que permitam o livre acesso do público a suas bibliotecas ou de organizadores de eventos científicos que se comprometam a distribuir gratuitamente os exemplares aos participantes.

Nova composição do Conselho Editorial da Editora UFPE

Titulares:
Alex Sandro Gomes (Ciências Exatas e Tecnológicas)
Carlos Newton Júnior (Artes e Letras)
Katharine Raquel Pereira dos Santos (Ciências Biológicas e Saúde)
Marília de Azambuja Ribeiro Machel (Ciências Humanas, Sociais e Sociais Aplicadas)
Raylane Andreza Dias Navarro Barreto (Educação)

Suplentes:
Cinthya Lúcia Martins Torres Saraiva de Melo (Educação)
Eduardo Padrón Hernández (Ciências Exatas e Tecnológicas)
Fábio Cavalcante de Andrade (Artes e Letras)
José Ronaldo de Vasconcelos Nunes (Ciências Humanas, Sociais e Sociais Aplicadas)
Sílvia Helena Lima Schwamborn (Ciências Biológicas e Saúde)

Data da última modificação: 29/12/2023, 09:47