Voltar

Chamada extraordinária do PMI seleciona estudantes para mobilidades na China

A DRI recebe até 28 de maio inscrições de estudantes de graduação interessados em realizar mobilidades para a Sichuan University of Science and Engineering (SUSE), na China, dentro do Programa de Mobilidade Institucional da DRI. Serão indicados à SUSE até 20 estudantes. O discente deve arcar com todos os custos envolvidos na mobilidade, incluindo passagens de ida e volta, acomodação, seguro saúde, alimentação, passaporte e vistos, etc. A SUSE garantirá apenas isenção de taxa acadêmica (tuition fee). A mobilidade deve ser iniciada no segundo semestre de 2024 e pode ter um ou dois semestres acadêmicos de duração. A indicação dos alunos pela DRI não implica em aceitação pela universidade de destino. A SUSE ainda analisará as candidaturas após o recebimento.

Podem candidatar-se neste edital alunos de quaisquer cursos de graduação da UFPE interessados em um dos cursos da SUSE que estejam abertos a estudantes estrangeiros, conforme lista disponibilizada abaixo. Além de cursos das faculdades de engenharia, a SUSE também oferece programas de bacharelado em 4 idiomas, correspondentes a cursos de Letras inglês, japonês, espanhol e português, que também estão abertos a receber discentes da UFPE. A universidade chinesa recomenda que os estudantes passem um semestre cursando mandarim (ministrado em inglês) e o outro cursando disciplinas relacionadas ao seu curso. De qualquer forma, o curso de mandarim é obrigatório a todos os intercambistas. Semestralmente a universidade chinesa oferta também disciplinas em inglês, porém a relação destas disciplinas só fica disponível no início do semestre. 

Para candidatar-se, o estudante deve preencher cumulativamente os seguintes requisitos: estar regularmente matriculado em disciplinas de um curso de graduação da UFPE no semestre atual (2024.1); ter concluído um semestre de seu curso de graduação no ato de inscrição, havendo completado ao menos 20% e no máximo 80% da carga horária; possuir coeficiente de rendimento igual/superior a 6,00 (seis) e não estar em semestre de colação de grau. Não será recalculada a média geral de estudantes que apresentem histórico escolar com disciplinas dispensadas.

Apesar de a SUSE não exigir comprovante de conhecimento de idiomas, o estudante deve estar ciente de que é absolutamente necessário para sua mobilidade acadêmica que ele possua boa capacidade de comunicação oral e escrita em inglês, equivalentes ao menos ao nível intermediário avançado (B2). 

O discente interessado em realizar a mobilidade deve preencher o formulário on-line disponibilizado abaixo, anexando um histórico atualizado (emitido em maio de 2024) do Sigaa e o termo de compromisso (abaixo) preenchido e assinado. Serão nomeados os 20 estudantes com maior coeficiente de rendimento que enviarem a documentação completa e atenderem aos requisitos desta chamada. Estudantes que já estão em processo de candidatura dentro do PMI para outra instituição não podem candidatar-se nesta chamada extraordinária. Candidaturas incompletas ou que não atendam às determinações aqui contidas serão desclassificadas. Caso o mesmo discente efetue múltiplas inscrições, apenas a última será considerada. 

As determinações contidas no edital do PMI 01/2024 sobre as obrigações dos estudantes selecionados (item 10) aplicam-se aos nomeados nesta chamada extraordinária do programa. O discente deve estar ciente de que é impossível cursar disciplinas e entrar em mobilidade estudantil simultaneamente. A depender do período de início das aulas na universidade chinesa e do calendário acadêmico da UFPE, pode ser necessário cancelar a matrícula em componentes vigentes no semestre de 2024.2 na UFPE. Informações adicionais sobre a mobilidade estão disponíveis no informativo fornecido pela SUSE (abaixo). 
 
Mais informações

Formulário de inscrição 
Termo de Compromisso (baixar e preencher/assinar)
Informações importantes sobre os cursos ofertados na SUSE e disposições gerais sobre a mobilidade 

 

Data da última modificação: 21/05/2024, 16:38