Departamento de Eletrônica e Sistemas

Notícias Notícias

Voltar

Representantes do Inmetro RJ visitam Laboratório de Concepção e Análise de Artefatos Inteligentes (LaCA²I)

Objetivo é iniciar um processo de creditação para certificar e fiscalizar produtos infantis

Foto: Divulgação

Professores da UFPE e equipe do Inmetro durante a visita

Uma equipe do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia do Rio de Janeiro (Inmetro RJ) realizou uma visita ao Laboratório de Concepção e Análise de Artefatos Inteligentes (LaCA²I) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) de segunda (18) até ontem (21) a fim de iniciar um processo de creditação para que o laboratório possa certificar e fiscalizar produtos infantis. Prevista para começar em agosto em parceria com o Instituto de Pesos e Medidas de Pernambuco (Ipem), a ação será realizada inicialmente com brinquedos e posteriormente com berços, carrinhos de bebê e outros produtos. As atividades também incluíram uma reunião com o reitor da UFPE, Alfredo Gomes.

Os representantes do Inmetro RJ, Romeo Daroda e Valnei Cunha, da Divisão de Vigilância de Mercado (Divig) e da Diretoria de Avaliação da Conformidade (DCONF), fizeram uma avaliação para verificar a aptidão do laboratório para realizar testes com produtos infantis. Em novembro, profissionais do LaCA²I também passarão por um treinamento sobre a norma técnica ISO 17.025, que trata de creditação de laboratórios, para auxiliar no processo. “A gente já tem uma parceria longa com o Inmetro, há quase dez anos”, explicou o professor Walter Franklin, do Departamento de Design da UFPE, coordenador do LaCA²I.

O LaCA²I desenvolve atividades relacionadas a uma visão crítica do design e ao desenvolvimento inteligente como ferramenta elucubrativa à experiência cotidiana dos usuários. Contrapondo-se ao desenho industrial recorrente, o grupo desenvolve atividades que visam ir além de conceitos de uso e produção, por meio de pesquisa, desenvolvimento e inovação, com criação e análise de novos artefatos, metodologias, entre outros.

VISITA - A equipe do Inmetro RJ aproveitou a ocasião para visitar também o Grupo de Experimentação de Artefatos 3D (Grea3D), coordenado pelo professor Sadi Seabra, do Departamento de Expressão Gráfica; o Laboratório de Calibração e Instrumentação Biomédica (Labcem), coordenado pela professora Patrícia Lessa, do Departamento de Eletrônica e Sistemas (DES); o Laboratório de Fotônica I, onde houve apresentações dos professores Antônio Belfort e Renato Araújo, do DES; e o Instituto Keizo Asami (iLika), ligado ao Laboratório de Imunopatologia Keizo Asami (Lika), dirigido pelo professor José Luiz de Lima Filho.

Data da última modificação: 22/07/2022, 14:16

Contato Contato

Secretaria do Departamento
Karina Lima
(81) 2126 8217
Secretaria da Pós Graduação
Andrea Tenório
(81) 2126.7117

Gestão Gestão

Profº. João Marcelo Xavier Natário Teixeira

Chefe do Departamento

(81) 2126.8217
Profº.Guilherme Nunes Melo

Coordenador da Graduação em Engenharia Eletrônica

(81) 2126-7794
Profº. Daniel Pedro Bezerra Chaves

Coordenador da Graduação em Engenharia de Telecomunicações

(81) 2126-8217
Profº. Juliano Bandeira Lima

Coordenador de Pós-Graduação

(81) 2126-7115

Localização Localização