Departamento de Eletrônica e Sistemas

Notícias Notícias

Voltar

Inaugurado Laboratório de Inovações em Micro-Ondas

Laborarório fica numa edificação térrea, ao lado do prédio do CTG

Fotos: Anderson Lima

Inauguração ocorreu ontem (25), no anfiteatro do DES

O Laboratório de Inovações em Micro-Ondas, gerido pelo Grupo de Fotônica vinculado ao Departamento de Eletrônica e Sistemas do Centro de Tecnologia e Geociências (CTG) da UFPE, foi inaugurado, ontem (25), no Campus Recife. A cerimônia foi realizada no anfiteatro do Departamento de Eletrônica e Sistemas, no 4º andar do CTG, seguida de visita ao laboratório, que fica em edificação térrea, ao lado do prédio do CTG, na área do estacionamento do centro. O espaço destina-se a atividades de pesquisa, fortalecendo a formação de estudantes de graduação e de pós-graduação e aproximando a academia do mercado.

No novo espaço, serão feitas atividades práticas e teóricas de pesquisas sobre micro-ondas, linhas de transmissão, biossensores, entre outros aspectos afins, sempre buscando inovações na produção do conhecimento científico e em sintonia com demandas do mercado e de parceiros dos setores público e privado. O local conta com máquina de prototipagem, máquina 3D a laser, equipamentos de metalização, equipamentos usados em alta frequência para link de rádio, gerador de micro-ondas, antenas de alta qualidade, entre outros. A localização do laboratório é estratégica, pois facilita a realização de experimentos em local adequado, o transporte de equipamentos e a manutenção geral do laboratório.

Espaço terá máquina de prototipagem e máquina 3D a laser

De acordo com o coordenador do Laboratório de Inovações em Micro-Ondas, Marcos Tavares, o espaço é fruto do trabalho desenvolvido pelo Grupo de Fotônica. “Esse laboratório surgiu pela necessidade de dar continuidade a um processo [de pesquisas] que foi iniciado há, mais ou menos, 20 anos”, disse ele. “Então, nós temos parte das atividades sendo realizadas no Grupo de Fotônica, e a outra parte das necessidades, que é a prototipagem, e atividades de campo que a gente precisa usar a nossa região ao redor do laboratório, como teste com antena, como o desenvolvimento de malhas de alta frequência, aterramento, vários testes que a gente precisa que sejam realizados numa estrutura deste tipo, uma estrutura que não tenha obstáculos ao redor”, explicou o docente.

O reitor Alfredo Gomes ressaltou a solidez do Grupo de Fotônica e a atuação do grupo no desenvolvimento de pesquisas, na formação dos estudantes e no retorno social com as aplicações práticas dos estudos. “A temática da inovação emerge muito fortemente nos últimos 20, 30 anos. E a nossa Universidade está conseguindo, de uma forma muito consistente, trazer para a pauta da Universidade, de forma coordenada, de forma sistemática, a articulação da temática da inovação como nós temos visto aqui no laboratório”, afirmou ele.

SOLENIDADE – A cerimônia de inauguração reuniu docentes, técnicos administrativos e estudantes. A mesa solene teve a participação do reitor Alfredo Gomes; do diretor do CTG, Afonso Oliveira; do pró-reitor de Pesquisa e Inovação, Pedro Carelli; do chefe do Departamento de Eletrônica e Sistemas, João Marcelo Teixeira; do coordenador do Laboratório de Inovações em Micro-ondas, Marcos Tavares; da representante dos estudantes Marina de Oliveira Alencar (doutoranda); e da diretora do Centro de Tecnologias Estratégicas do Nordeste (Cetene) do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), Giovanna Machado. 

Data da última modificação: 26/08/2022, 16:28

Contato Contato

Secretaria do Departamento
Karina Lima
(81) 2126 8217
Secretaria da Pós Graduação
Andrea Tenório
(81) 2126.7117

Gestão Gestão

Profº. João Marcelo Xavier Natário Teixeira

Chefe do Departamento

(81) 2126.8217
Profº.Guilherme Nunes Melo

Coordenador da Graduação em Engenharia Eletrônica

(81) 2126-7794
Profº. Daniel Pedro Bezerra Chaves

Coordenador da Graduação em Engenharia de Telecomunicações

(81) 2126-8217
Profº. Juliano Bandeira Lima

Coordenador de Pós-Graduação

(81) 2126-7115

Localização Localização