Departamento de Eletrônica e Sistemas

Notícias Notícias

Voltar

Estudantes do Curso de Extensão de Inteligência Artificial da Erefem Barbosa Lima fazem visita técnica à UFPE

Alunos estão vinculados à ação de extensão “Inteligência Artificial aplicada à Segurança da Informação”, coordenada pelo professor Sidney Lima

Estudantes do Ensino Médio da Escola de Referência em Ensino Fundamental e Ensino Médio (Erefem) Governador Barbosa Lima realizaram, no dia 8 deste mês, sua primeira visita técnica à Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). O grupo está vinculado à ação de extensão intitulada “Inteligência Artificial aplicada à Segurança da Informação”, que iniciou em agosto deste ano e possui coordenação do professor Sidney Lima, do Departamento de Eletrônica e Sistemas (DES) da UFPE.

Foto: Divulgação

Visita ocorreu no âmbito do Enexc, realizado no I-Litpeg

A primeira visita técnica à UFPE destacou a apresentação dos portfólios dos discentes da Barbosa Lima no 8º Encontro de Extensão e Cultura da UFPE (Enexc), sediado no Instituto de Pesquisa em Petróleo e Energia (I-Litpeg). Os portfólios profissionais, elaborados pelos próprios alunos, reproduzem as atividades práticas desenvolvidas durante as aulas. Os estudantes que já têm condições de atender clientes, montam o próprio currículo e o disponibilizam no banco de talentos do site da ação de extensão.

O coordenador da ação de extensão, professor Sidney Lima, explica que o grande objetivo da ação é preparar os estudantes para o dinâmico mercado de trabalho de tecnologia e conta com aulas presenciais semanais distribuídas ao longo de 29 encontros, alinhados ao calendário letivo das escolas públicas. Além disso, promove visitas técnicas para que os estudantes tenham um contato mais próximo com o ambiente acadêmico e profissional da área de tecnologia.

Rachel Nicole Lacerda Muniz e Carolina de Lira Matos, graduandas vinculadas ao Departamento de Eletrônica e Sistemas, são as voluntárias responsáveis por ministrar as aulas presenciais semanalmente na Escola Barbosa Lima e conduziram a apresentação no Enexc, recebendo feedback positivo dos participantes. “Apresentar nossa ação de extensão na 8° Enexc foi fascinante. É admirável ver pessoas que não têm proximidade com esse tipo de tecnologia ver e, principalmente, entender como o nosso projeto funciona. Foi uma experiência muito proveitosa trabalhar em algo e receber um feedback positivo dos ouvintes”, relata Rachel Muniz.

Lucas Melo, aluno da Escola Barbosa Lima, expressou sua satisfação: “Achei uma experiência muito boa, até porque nunca tinha ido à UFPE. A forma como os graduandos explicaram os projetos foi bem interessante, gostei”. Ryan Victor, outro aluno participante da visita técnica, elogiou o espaço arborizado da UFPE e a receptividade dos alunos.

Em seguida, a visita técnica incluiu a exploração de ações de extensão no Centro de Tecnologia e Geociências (CTG) da Universidade. O grupo Mangue Baja, especializado em competições de Engenharia, apresentou seus artefatos em engenharia automotiva, motorsport, elétrica automotiva, gestão de projeto e processos de fabricação. Brenda Alencar Costa, João Gabriel Donato e Luiz Felipe Neves de Paula, graduandos responsáveis pela equipe, destacaram a empolgação dos estudantes da escola ao conhecerem os protótipos.

A visita também contemplou o Asa Branca AeroSpace, grupo dedicado a soluções para CubeSats e drones, cuja apresentação foi conduzida pelos graduandos José Augusto Almeida da Silva, Marcone Gabriel da Silva e Rosineide da Silva Barros. Rosineide enfatizou a importância de mostrar à nova geração as possibilidades na área de tecnologia. “Fiquei muito feliz em receber a comunidade externa, principalmente porque se tratava de estudantes da rede estadual. Meu ensino médio foi em colégio público de rede estadual e eu sei o quão importante é esse tipo de incentivo, e fazer com que esses jovens saibam que a universidade pública é também um espaço para eles. Só senti falta de mulheres no grupo que nos visitou, as ações de extensão atreladas à tecnologia precisam atuar nesse sentido”, declarou Rosineide Barros.

De acordo com o coordenador pedagógico da Barbosa Lima, Regis Santos, “o estreitamento das relações entre universidade e escolas de Ensino Médio é uma ação-chave para mostrar aos estudantes as possibilidades de profissionalização e ocupação do espaço das instituições públicas de ensino superior”, pontua.

A Escola Barbosa Lima está com uma segunda turma em andamento da ação de extensão. Os voluntários responsáveis são Robson Gabriel do Nascimento Pereira e Vinicius José Fernandes Ribeiro, graduandos em Ciência da Computação da Universidade Católica de Pernambuco (Unicap) e Engenharia da Computação da Universidade de Pernambuco (UPE), respectivamente. 

Neste momento, estão abertas as inscrições para a nova turma da ação, até o dia 31 deste mês, que ocorrerá no Centro Acadêmico de Vitória (CAV) da UFPE, em Vitória de Santo Antão. O curso tem duração de 12 meses e será ministrado por dois graduandos em Engenharia Eletrônica: Magdyel Douglas da Costa Silva e Taysa Raphaela Alves da Silva. Quem tiver interesse em se inscrever, deve preencher o formulário eletrônico.

O coordenador da ação lembra que empresários do Porto Digital e do ramo de tecnologia podem ajudar o projeto convidando os estudantes do banco de talentos para uma visita técnica na empresa em que trabalham. Além disso, professores universitários também podem auxiliar proporcionando mentorias aos estudantes em tópicos de linguagem de programação, inteligência artificial e ciência de dados. Ademais, a sociedade em geral pode compartilhar os cards do banco de talentos nas suas redes sociais. Os cards estão disponíveis no site da ação.  

Mais informações
Professor Sidney Lima - coordenador da ação de extensão
Departamento de Eletrônica e Sistemas 

sidney.lima@ufpe.br

Data da última modificação: 23/11/2023, 14:28

Contato Contato

Secretaria do Departamento
Karina Lima
(81) 2126 8217
Secretaria da Pós Graduação
Andrea Tenório
(81) 2126.7117

Gestão Gestão

Profº. João Marcelo Xavier Natário Teixeira

Chefe do Departamento

(81) 2126.8217
Profº.Guilherme Nunes Melo

Coordenador da Graduação em Engenharia Eletrônica

(81) 2126-7794
Profº. Daniel Pedro Bezerra Chaves

Coordenador da Graduação em Engenharia de Telecomunicações

(81) 2126-8217
Profº. Juliano Bandeira Lima

Coordenador de Pós-Graduação

(81) 2126-7115

Localização Localização