Departamento de Eletrônica e Sistemas

Notícias Notícias

Voltar

Equipe Maracatronics (UFPE) recebe Prêmio de Melhor Artigo no IEEE Latin American Robotics Symposium

Artigo apresentou revisão sobre o sistema de drible e chute em robôs que jogam futebol, estudo e um novo projeto capaz de ser executado por equipes iniciantes

Artigo do Maracatronics, laboratório de pesquisa e equipe de competição em robótica da UFPE, foi premiado no principal simpósio de robótica da América Latina, o IEEE Latin American Robotics Symposium (LARS). O trabalho “Dribbler and Kicker Systems to Small Size Soccer League Robots: A Study and Project to Latin American Robotics Competition”, que recebeu o prêmio “Best Paper”, é de autoria de Joaquim Araújo (Departamento de Energia Nuclear - DEN-UFPE), Marcos Lima (Departamento de Engenharia Mecânica - Demec-UFPE), Caio Montarroyos (Demec-UFPE), Luiz Arruda (Demec-UFPE), Pedro Jorge Silva (Centro de Informática - CIn-UFPE), Adam Pinto (Voxar Labs/CIn-UFPE), Júlia Dias (Departamento de Eletrônica e Sistemas - DES-UFPE) e João Paulo Cajueiro (Demec-UFPE).

O artigo apresentou uma revisão sobre o sistema de drible e chute em robôs que jogam futebol, um estudo e um novo projeto capaz de ser executado por equipes iniciantes na categoria. Segundo Pedro Silva, autor do trabalho e cogestor da categoria Autônomos Coletivos responsável pelo Futebol de Robôs, “o trabalho apresenta grande relevância para a comunidade a nível de América Latina, pois as equipes possuem uma grande dificuldade para achar boas referências no desenvolvimento dos seus projetos. Um trabalho como esse ratifica a relevância da UFPE no cenário de robótica em nosso continente.”

Para Joaquim Araújo, “os principais desafios consistem em pesquisar o cenário atual, dado que as descrições de projeto mecânico dos times são rasas. Além disso, ser inovador e permitir que o jogador olhe para um lado e chute para o outro, aproxima os robôs dos seres humanos.” Assim, o projeto ficará disponível para todas as equipes que queiram estudá-lo e colaborar com seu aprimoramento. O trabalho foi desenvolvido com suporte do Departamento de Engenharia Mecânica (Demec), Centro de Informática (CIn) da UFPE e Voxar Labs.

Mais informações
Pedro Jorge Silva

pjls2@cin.ufpe.br

Data da última modificação: 13/11/2020, 16:40

Contato Contato

Secretaria do Departamento
Karina Lima
(81) 2126 8217
Secretaria da Pós Graduação
Andrea Tenório
(81) 2126.7117

Gestão Gestão

Profº. João Marcelo Xavier Natário Teixeira

Chefe do Departamento

(81) 2126.8217
Profº.Guilherme Nunes Melo

Coordenador da Graduação em Engenharia Eletrônica

(81) 2126-7794
Profº. Daniel Pedro Bezerra Chaves

Coordenador da Graduação em Engenharia de Telecomunicações

(81) 2126-8217
Profº. Juliano Bandeira Lima

Coordenador de Pós-Graduação

(81) 2126-7115

Localização Localização