Coordenação do Curso de Engenharia Naval

Destaques Destaques

Voltar

Laboratório de Ensino Flutuante - Ciências do Mar IV

Em evento realizado em 17/11/2020, a UFPE recebeu o navio-escola “Laboratório de Ensino Flutuante – Embarcação Ciências do Mar IV”. Com o objetivo de reforçar as atividades de ensino e pesquisa dos cursos de graduação e pós-graduação na área de Ciências do Mar, a embarcação será utilizada em parceria com outras universidades da Região Nordeste que possuam cursos relacionados a esse campo de estudo.

O navio-escola Ciências do Mar IV ancorou no Porto do Recife na noite do dia 13 de novembro. Em parceria com universidades do Nordeste, ele chega para reforçar as atividades de ensino e pesquisa na área de Ciências do Mar de toda esta região. 

 

Reforçar as atividades de ensino e pesquisa dos cursos de graduação e pós-graduação de todas as universidades da Região Nordeste que possuem cursos na área de Ciências do Mar. Este é o objetivo do navio-escola “Laboratório de Ensino Flutuante – Embarcação Ciências do Mar IV”, que já se encontra atracado no cais 6 do Porto do Recife e cuja cerimônia de entrega foi realizada na tarde de ontem (17), em evento que contou com a presença dos reitores das Universidades Federal e Federal Rural de Pernambuco, do Capitão dos Portos de Pernambuco, do presidente do Porto do Recife e de professores e demais membros das duas instituições de ensino.

Para o reitor Alfredo Gomes, da UFPE, a embarcação vai permitir uma ruptura paradigmática do ponto de vista do processo de ensino e aprendizagem, além de promover uma rede de articulação com outras universidades. “Ter um equipamento desse porte, em uma universidade como a UFPE, mas que vai integrar também ações com outras universidades, é muito importante para fortalecer as ações de ensino e de pesquisa de forma integrada e para promover um conhecimento mais aprofundado da costa nordestina”, afirmou. “A sociedade e aqueles que lidam diretamente com o mar, com os recursos hídricos nessa região, só têm a ganhar com esse processo”, completou.

Reitor da UFRPE, o professor Marcelo Carneiro Leão ressaltou a importância da embarcação para as atividades didáticas e de pesquisa. “O aporte deste navio vai oportunizar que a gente, tanto a UFPE como a UFRPE, possam ampliar não somente as atividades de ensino, indo a distâncias maiores com mais segurança para nossos alunos, como também o desenvolvimento de pesquisas. Isso vai dar uma alavancada muito forte nas pesquisas e no ensino, permitindo ampliar as perspectivas de vários cursos da universidade”, disse. O vice-reitor Gabriel Rivas de Melo também esteve presente.

Fruto de um Acordo de Cooperação Técnica firmado entre o Porto do Recife e a Universidade Federal de Pernambuco, a embarcação, construída pelo estaleiro cearense Inace, tem 32m de comprimento, calado de 2,7m, capacidade para oito tripulantes e 18 passageiros (alunos e professores), autonomia segura para 15 dias de navegação e está equipada com instrumentos de navegação, segurança e científicos.

A embarcação será gerida pela UFPE – junto com a empresa Ipom Marine – e contribuirá com horas de embarque dos estudantes de graduação em Oceanografia, carga horária exigida para obtenção do diploma; possibilitará aos estudantes dos cursos de graduação e de pós-graduação participarem das aulas teóricas e práticas em campo/mar; dará segurança e estrutura física necessárias aos estudantes embarcados; e fornecerá informações aos estudantes para o desenvolvimento de monografias, dissertações e teses. O Ciências do Mar IV também poderá ser utilizado pelas universidades da Região Nordeste que possuem cursos na área de Ciências do Mar.

“Eu diria que este é um momento histórico para a ciência do mar brasileira. Em particular, para as Ciências do Mar de nossa região Nordeste porque nós vamos poder fazer um aprendizado científico”, avaliou o vice-reitor da UFPE, Moacyr Araújo. “A ideia é que a gente possa juntar a pesquisa ao ensino de forma integrada e também projetos de extensão com essa estrutura que estamos recebendo neste momento”, completou. “O Porto do Recife terá um resultado de informações e de dados muito interessante para sua atividade. Desse convênio, teremos estudos que vão interessar a toda a sociedade e, principalmente, a atividade portuária. Será feito um grande avanço no estudo de mar e de água aqui na região”, disse Carlos Vilar, presidente do Porto do Recife.

Laboratórios Flutuantes – A demanda das embarcações é resultado de um estudo desenvolvido no âmbito da Comissão Interministerial para os Recursos do Mar (CIRM), por meio da ação PPG-MAR (Formação de Recursos Humanos em Ciência do Mar), iniciado em 2013. A operação dos Laboratórios de Ensino Flutuantes – LEF (Ciências do Mar I, II, III e IV), em cada uma das regiões costeiras do território nacional, representa um importante ponto na formação prática dos estudantes.

Por meio do estudo, constatou-se a importância da experiência embarcada para os estudantes dos diversos cursos em Ciências do Mar. Os resultados foram apresentados ao Ministério da Educação (MEC), que fomentou a compra dos navios.

O MEC liberou recursos financeiros para a construção de quatro Laboratórios de Ensino Flutuantes. No dia 13 de dezembro de 2013, foi publicado no Diário Oficial da União (DOU) o resultado da concorrência nº 007/2013, referente à contratação da empresa para construção das quatro embarcações. Em 19 de fevereiro de 2014, o contrato nº 003/2014 foi assinado na sede da Andifes, em Brasília (DF).

Das quatro embarcações, duas estão atendendo às demandas acadêmicas das instituições localizadas no Sul e Norte do Brasil, sendo as gestoras a Universidade Federal do Rio Grande (FURG) e a Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Uma outra embarcação atende ao Sudeste, com gestão da Universidade Federal Fluminense (UFF). E a quarta e última embarcação atende a região Nordeste, tendo como gestora a UFPE.

As embarcações proporcionam qualificação na formação de recursos humanos na área de Ciências do Mar e a capacitação em outras atividades ligadas aos oceanos, com sólido embasamento teórico e prático, de forma permanente e continuada. A entrada em operação dos Laboratórios de Ensino Flutuantes – LEF (Ciências do Mar I, II, III e IV), baseados em cada uma das regiões costeiras do território nacional, representa um ponto importante na formação prática dos estudantes, que a partir de 2020 passam a dispor dos meios necessários para conhecer e operar uma vasta gama de equipamentos utilizados na coleta, processamento e análise de amostras dos componentes bióticos e abióticos dos oceanos.

(fonte: Marinha do Brasil)


Contato Contato

Coordenação
Coordenação da Naval
Escolaridade
Escolaridade da Naval
55 81 2126-8232

Coordenador
Adriano Dayvson Marques Ferreira
Vice-Coordenador
Demétrius Perrelli Valença

Localização Localização

Universidade Federal de Pernambuco
Centro de Tecnologia e Geociências 
Prédio da Engenharia Mecânica, 2o andar
CEP 50740-550 - Recife - PE - Brasil