Conic/Coniti/Enic
Homenagens
- 2016
Os 24º Congresso de Iniciação Científica da UFPE (Conic), 8º Congresso de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação da UFPE (Coniti) e 5º Encontro de Iniciação Científica do Ensino Médio da UFPE (Enic), realizados nos dias 9, 10 e 11 de de novembro de 2016, prestam homenagem aos professores Nelly Medeiros de Carvalho ( Departamento de Letras) e Silvio Romero de Lemos Meira (Departamento de Informação e Sistemas).
- 2015
“Acho que o que está sendo reconhecido aqui é o prazer que eu sempre tive como orientadora de iniciação científica”. Assim, destacando o gosto pela pesquisa, a professora emérita do Departamento de Letras da UFPE, Nelly Medeiros de Carvalho, resumiu seu sentimento, ao ser escolhida como homenageada do XXIII Congresso de Iniciação Científica da UFPE (Conic), VII Congresso de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação da UFPE (Coniti) e IV Encontro de Iniciação Científica do Ensino Médio da UFPE (Enic).
“Minha experiência como orientadora foi muito gratificante, pois todos os meus orientandos não só tomaram gosto pela pesquisa como se tornarão grandes amigos”, conta a professora Nelly Medeiros, que ressaltou a importância da parceria entre professor e aluno desenvolvida nas trajetórias científicas dentro da universidade. Nelly foi agraciada, no congresso deste ano, por sua contribuição científica mas recebeu a homenagem na edição seguinte.
- 2014
Este ano, o Congresso homenageia o professor titular do Departamento de Ciências Econômicas Yony de Sá Barreto Sampaio. Consultor do Banco Mundial e Assessor da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Sampaio tem experiência na área de Economia , com ênfase em Crescimento, Flutuações e Planejamento Econômico. Atua principalmente nos seguintes temas: Econ.Agricola, Politica Economica, Reforma Agrária.
- 2013
A cerimônia de abertura do XXI Congresso de Iniciação Científica e do V Congresso de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação da UFPE (XXI Conic e V Coniti) foi marcada por uma homenagem emocionada ao professor Luiz Bezerra de Carvalho Junior, professor titular em Bioquímica da UFPE e coordenador do Programa de Pós-Graduação em Biologia Aplicada à Saúde do Laboratório de Imunopatologia KeizoAsami (Lika). Carvalho Junior foi saudado pelo diretor do Lika, José Luiz Bezerra, convidado para representar a Universidade na homenagem e apresentar à plateia um breve histórico da trajetória profissional de Luiz Bezerra Carvalho Junior. A solenidade ocorreu ontem (20) no Auditório Denis Bernardes do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA).
“Considero-me fruto da IC. Entrei no curso de Medicina em 1966, mas fui atraído, logo no primeiro ano, para a pesquisa e ‘desviado’ do caminho graças ao professor Luiz Accioly, meu orientador, a quem sou eternamente grato por isso”, disse Carvalho Junior.
- 2012
Durante a abertura, prestou-se homenagem ao professor Edmundo Machado Ferraz, professor titular de duas cátedras do Departamento de Cirurgia, Técnica Cirúrgica e de Cirurgia do Aparelho Digestivo da UFPE, homenageado do Conic e Coniti do referido ano. Na ocasião, o médico-cirurgião do Hospital das Clínicas da UFPE José Guido Correa de Araújo Junior proferiu o discurso de saudação ao professor Edmundo Ferraz e deu palavra ao homenageado, que falou sobre sua trajetória profissional e científica.
- 2011
A cerimônia de abertura do XIX Congresso de Iniciação Científica da UFPE (Conic), do III Congresso de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (Coniti) e da VII Jornada de Iniciação Científica da Fundação Joaquim Nabuco (Joic Fundaj), aconteceu no auditório do Centro de Tecnologia e Geociências (CTG) da UFPE e foi marcada por uma comovente homenagem a Carlos Costa Dantas, professor titular do Departamento de Energia Nuclear (DEN) da UFPE e ex-diretor do CTG.
Ao proferir o discurso panegírico, que teve como temática a trajetória de vida de Carlos Costa Dantas, o professor Antônio Antonino, vice-diretor do CTG e sobrinho do homenageado, lembrou a infância e juventude do professor no Bairro de Afogados e seu emprenho desde cedo como estudante e profissional, antes de ingressar na UFPE.
“Represento meu sentimento em relação a essa homenagem com uma frase: é viver para merecer, pois não poderia ter recebido homenagem maior. Sou muito grato pela generosidade de todos“, disse Dantas. E, finalizando, proferiu as seguintes palavras em relação à natureza do evento: “A iniciação científica é a juventude interagindo com o futuro, é a elite pensante sendo forjada e, nesse contexto, UFPE oferece o melhor ambiente para se projetar o futuro do Estado.”
- 2010
“A homenagem representa o compromisso da UFPE com a educação de qualidade.”
A emocionada declaração da professora homenageada Silke Weber representou o auge da cerimônia de abertura do XVIII Congresso de Iniciação Científica (Conic). O evento teve como tema “Educação e Sociedade” e aconteceu em conjunto com o II Congresso de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (Coniti) e a VI Jornada de Iniciação Científica (Joic) da Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj).
“Silke Weber representa muito bem o alto nível de competência existente na UFPE. A homenagem à professora foi muito justa e oportuna”, destacou o pró-reitor para Assuntos de Pesquisa e Pós-Graduação, Anísio Brasileiro, sobre a homenageada, que é professora emérita da UFPE e ainda atua no Programa de Pós-Graduação em Sociologia. A professora tem experiência na área da Psicologia Social, Educação e Sociologia e foi secretária estadual de Educação no segundo e no terceiro governos de Miguel Arraes (1987-1990 e 1995-1998).
- 2009
O XVII Congresso de Iniciação Científica da UFPE (XVII Conic), realizado conjuntamente com o I Congresso de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação da UFPE e a V Jornada de Iniciação Científica da Fundaj, teve em sua cerimônia de abertura uma homenagem a um dos mais conceituados pesquisadores da área de Nutrição no Estado, o professor Malaquias Batista Filho. A cerimônia, que contou com discursos entusiasmados, também foi um espaço de conscientização em que foi ressaltada a necessidade de construção coletiva do conhecimento a favor da transformação social.
"O mundo vai reclamar de nós uma disposição criativa para a busca de soluções no enfretamento dos desafios que emergem na nossa agenda social, econômica e ambiental.", alertou Malaquias Batista Filho. Fazendo jus a sua história de inquietação com os problemas sociais, o professor emérito da casa lembrou a urgência da criação de novas respostas aos questionamentos vindos com a contemporaneidade.
Nesse sentido, Batista Filho frisou que o conhecimento não poderia mais ser produzido de maneira isolada, tanto da realidade quanto de outras áreas correlacionadas. Por isso, seria justamente nos jovens pesquisadores (a maioria dos que compunham a platéia nesta manhã) em que estariam depositadas as esperanças de mudanças. Daí a importância do evento: "Meu desejo é que os estudantes aqui presentes sejam contaminados por esse ambiente interdisciplinar e multinstituicional, tão propício ao intercâmbio de experiências.", exclamou aos ouvintes.
- 2008
O evento que aconteceu no Centro de Tecnologia e Geociências (CTG), de 3 a 5 de novembro, homenageou o professor Ricardo Ferreira, físico-químico brasileiro nascido em Recife, um dos químicos teóricos mais importantes do Brasil, que inovou a Química Inorgânica com o cálculo das constantes de ionização de ácidos oxigenados.
O pró-reitor para Assuntos de Pesquisa e Pós-Graduação, professor Anísio Brasileiro de Freitas Dourado, falou que considera a iniciação científica como um dos programas mais importantes da UFPE e do Brasil, cuja responsabilidade é do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico (CNPq). “É importante para que o jovem estudante, ao tomar conhecimento com os laboratórios de pesquisa, dê os primeiros passos na identificação de um problema científico, na definição de uma metodologia e de um procedimento para resolver um problema”, destaca. “Ao se formar muito cedo na ciência, o estudante pode vir a contribuir para a qualidade dos cursos de graduação e pós-graduação, por meio de publicações e participação em congressos. Além disso, como profissional pode ajudar a sociedade, na medida em que ele será sempre capaz de resolver problemas complexos com vistas a beneficiá-la como um todo”, ressaltou Anísio Brasileiro.
- 2007
Durante a realização do XV Congresso de Iniciação Científica da UFPE, ocorreu a Exposição "Vida e Obra do Cientista Social Manuel Correia Andrade", a referida exposição contou com várias iconografias cedidas pela família Correia de Andrade, bem como parte de sua produção bibliográfica que fazia um resgate histórico do desenvolvimento intelectual do eminente pesquisador que deu grande contribuição no pensar/entender os problemas e soluções do Nordeste Brasileiro, sua principal contribuição. Atuou também, no campo da política, sendo Secretário de Estado da primeira gestão do então Governador Miguel Arraes de Alencar. Manuel Correia de Andrade, além de Professor Emérito da UFPE e da UNICAP, era pesquisador do CNPq, membro da Academia Pernambucana de Letras e até os últimos instantes de sua estada no meio científico, com sua paixão ímpar pela academia, comandou a Cátedra Gilberto Freyre, aonde vinha mantendo anualmente um seminário para "(re)descobrir" o Brasil, sempre contando com grandes cientistas que não ousavam recusar o convite.
A exposição foi organizada pelos integrantes da Cátedra Gilberto Freyre, liderados pela Profa. Thaïs de Lourdes Correia de Andrade, em conjunto com a diretora do CFCH a Profa. Edvânia Torres Aguiar Gomes, com assessoria da Associação dos Ex-bolsistas da Alemanha, através da Doutoranda Renata Carvalho e do Prof. Gevson Andrade da FFPMN/UPE, e com apoio financeiro da Pró-Reitoria da Pós-graduação e Pesquisa (PROPESQ).