Normas para Submissão Normas para Submissão

 NORMAS PARA SUBMISSÃO DE PROTOCOLOS DE PESQUISA CEP UFPE - CAMPUS RECIFE

 

1. O pesquisador deve acessar o site www.ufpe.br/cep e ler o MANUAL DO PESQUISADOR acessando a aba de “Manual e Modelos”. Dessa forma é possível conferir como o projeto deve ser elaborado, quais são os documentos obrigatórios a serem apresentados e ver as instruções para preencher corretamente a Plataforma Brasil. Na mesma página do site, em “Modelos de Documentos” é possível pode acessar os modelos de Carta de Anuência, TCLE e/ou TALE (dependendo da faixa etária dos seus participantes) e do Termo de Confidencialidade para compor o seu protocolo de pesquisa conforme as exigências.

 

2. Em seguida deve organizar todos os documentos pertinentes à análise do seu protocolo com base nas orientações deste site, construindo o Projeto de Pesquisa com todos os elementos obrigatórios (de acordo com a Metodologia da Pesquisa Científica e a formatação da ABNT). É preciso conferir a lista de Documentos Obrigatórios conferidos pelo CEP e elaborar cada um deles de acordo com os modelos disponibilizados neste site.

 

3. Para obter a apreciação ética do Protocolo de Pesquisa, é necessário enviá-lo ao CEP através da Plataforma Brasil. Para isso, o pesquisador deve realizar o seu cadastro como usuário nesse sistema e cadastrar o protocolo desejado conforme as instruções do MANUAL DO PESQUISADOR para obter a apreciação do CEP.

 

4. Todos os protocolos encaminhados via Plataforma Brasil são conferidos pela Secretaria em dias úteis.  O pesquisador tem a responsabilidade de acompanhar com regularidade todo o trâmite do protocolo cadastrado e enviado ao CEP. Apenas serão recebidos e validados (registrados com nº de CAAE) os protocolos completos, enviados conforme as normas. Caso sejam verificados protocolos incompletos ou com documentação inadequada, eles serão devolvidos para os devidos ajustes e só serão novamente conferidos caso o pesquisador os reenvie através do sistema.

 

OBS: Protocolos incompletos NÃO serão recebidos para análise.

 

OBS: Todos os documentos anexados pelos pesquisadores devem estar de acordo com as Resoluções 466/12 e 510/16 do CNS. Segundo a Norma Operacional 001/2013 da CONEP, estes documentos devem possibilitar o uso dos recursos "COPIAR" e "COLAR" em qualquer palavra ou trecho, para evitar possíveis transtornos.

 

OBS: Este CEP NÃO analisa "Projetos Guarda-Chuva" ou "Projetos-Mãe", uma vez que a CONEP não reconhece distinção entre projetos e "sub-projetos". Portanto, cada projeto de pesquisa deve ser cadastrado de forma independente, de acordo com a sua finalidade acadêmica (EX: TCC de Graduação, TCC de Residência, Dissertação ou Tese). O CEP e a Plataforma Brasil não emitirão pareceres nem reconhecerão "subprojetos" de "Projetos Guarda-chuva" ou "Mãe".

 

OBS: O CEP NÃO ANALISARÁ projetos de pesquisa de CANDIDATOS  a vagas nos programas de pós-graduação (stricto e lato sensu). Dessa forma, só serão analisados e avaliados os projetos de pesquisa de estudantes JÁ VINCULADOS aos programas de pós-graduação da UFPE, com suas pesquisas, preferencialmente, aprovadas pela banca de qualificação do referido curso.

 

OBS: NÃO serão analisadas Emendas para inclusão de pesquisadores visando desenvolver partes de suas pesquisas de Residência, Mestrado ou Doutorado. Conforme o Sistema CEP/CONEP, cada projeto de pesquisa deve ser cadastrado individualmente por meio de seu próprio protocolo.

 

OBS: Os pareceres só serão emitidos em nome do pesquisador responsável pelo cadastro do projeto na Plataforma Brasil.

 

5. O pesquisador principal tem total responsabilidade em acompanhar o trâmite do projeto cadastrado e só deve considerá-lo aceito para análise quando o nº do CAAE for gerado na Plataforma Brasil. Em seguida, deve ficar atento à data da reunião em que o seu projeto será analisado, a fim de acessar o resultado do PARECER CONSUBSTANCIADO e tomar as devidas providências caso haja pendências a serem solucionadas.

 

6.  Este CEP recebe projetos de pesquisa de Graduação e Pós-Graduação de toda a UFPE, além de outras instituições delegadas pela CONEP. Desta forma, é necessário submeter os projetos para a análise com antecedência, verificando o mês em que haverá vagas disponíveis.