Destaques Destaques

Excursão geocientífica e ecológica ** Vagas encerradas

A Coordenadoria de Ensino de Ciências do Nordeste, através do Prof. José Diniz Madruga Filho, responsável pelo setor de Geociências, irá realizar excursões didáticas com professores da educação básica e licenciandos na área de ensino de ciências. A atividade faz parte do projeto de extensão Refletindo sobre o Ensino das Ciências, que tem como objetivo promover encontros mensais para discutir possíveis práticas pedagógicas em uma perspectiva de formação continuada reflexiva.

Assim, com a realização desta atividade educativa, os participantes, terão a oportunidade “in loco“ e de forma didática, de refletirem sobre os diferentes tipos de paisagens naturais e sua ocupação pelo Homem. Será possível analisar determinados registros geológicos que se encontram bem preservados na região para compreender os cataclismas e demais eventos que se associaram a separação dos continentes Americano e Africano, conectando conteúdos escolares com a realidade local.

>> CLIQUE AQUI PARA INSCRIÇÕES <<

DATA: 07/06/2019 (sexta-feira)

HORÁRIO: 9h às 17h
MINISTRANTE: Prof. José Madruga (CTG/UFPE)
PÚBLICO-ALVO: professores, pós-graduandos e licenciandos na área.
VAGAS: 20
OBS.: A excursão será realizada com o ônibus da UFPE.

ROTEIRO:
- Apresentação das atividades a serem realizadas (auditório da Cecine)
- 1ª Parada:  Vale do Capibaribe, Planície fluvio-marinha do Recife (trecho Cidade Universitária-Prazeres), Fossa Tectônica do Recife.
- 2ª parada: Região Montes dos Guararapes e Ponte dos Carvalhos
Leitura da paisagem: Ação antrópica sobre os morros formados pelos sedimentos argilo-arenosos da Formação Barreiras. Desequilíbrio do modelado local.
- 3ª parada: Manguezais próximos à região de Prazeres.
- 4ª parada: Rochas Vulcânicas próximas à fábrica da Brahma.
- 5ª parada : Conglomerado Polimítico do Cabo.
- 6ª parada: Chaminé Vulcânica da Usina Ipojuca.
- 7ª parada: Vestígios da Mata Atlântica (Trecho próximo a Itapoama e Gaibu).
- 8ª parada: Extração de argila caulínica próximo à praia de Itapoama
- 9ª parada: Rochas vulcânicas na Praia de Itapoama.
- 10ª parada: Rochas graníticas na Praia de Gaibu.

Mais informações:
Av. Economistas, nº9 - Campus da UFPE. - Cidade Universitária - Recife -PE - (na entrada lateral da UFPE)
Fone (81) 21267030 -E-mail cecine.ufpe@gmail.com

Data da última modificação: 10/05/2019, 16:41

Contato Contato

Av. Economistas, nr.9 -Cidade Universitária - Recife -PE- (na entrada lateral da UFPE) CEP: 50740-520