Notícias Notícias

Voltar

Homenagem ao Dia Internacional da Mulher

Mais do que uma data simbólica, o dia 8 de março reforça o reconhecimento, o empoderamento, a historia de lutas e de conquistas.

Mais do que uma data simbólica, o dia 8 de março reforça o reconhecimento, o empoderamento, a história de lutas e de conquistas. 

As mulheres ocupam posições de destaque em diversas áreas e na Administração Pública, não é diferente. Neste sentido, a CDHDHC parabeniza todas as servidoras de todos os setores na UFPE, todas as docentes, discentes e integrantes da Comissão de Direitos Humanos. Todas as mulheres que diariamente contribuem para um mundo mais ético, justo, democrático e sustentável.

A Comissão de Direitos Humanos Dom Helder Câmara homenageia todas as mulheres pela passagem do dia 08 de março. Este dia é um marco da luta das mulheres pela igualdade de direitos em âmbito internacional. Desde 1917 estamos nos movimentos por salários e jornadas de trabalho iguais entre homens e mulheres ao realizarem a mesma atividade.

Lutamos pelo direito de votar, de escolher candidatos aos cargos políticos, e de nos candidatarmos. Lutamos pela nossa cidadania, lutamos pela nossa independência, mas também lutamos por justiça social para todos e todas que fazem parte de sociedades consideradas democráticas.

O papel das mulheres vem se modificando ao longo do tempo, e novos enfrentamentos surgem na seara social, mas diversas conquistas foram frutos da conscientização, da persistência, da fé no ser humano e do nosso compromisso com as diferentes bandeiras de luta que nos desafiam.

Que o dia 08 de março de 2024 seja lembrado e celebrado por todas e todos nós que desejamos uma sociedade democrática, justa, inclusiva, reconhecedora e respeitadora das diferenças.


Viva Mariele!

Viva Maria da Penha!

Viva Dandara dos Palmares!

Um Viva para todas as mulheres trabalhadoras, mulheres das comunidades carentes que lutam dia após dia pela sobrevivência de si e de suas famílias!

Um Viva às mulheres cis e trans do Brasil e do mundo!

 

Data da última modificação: 03/04/2024, 23:18

Leocádia da Hora (In Memoriam). Educadora, sindicalista e ativista social.