Voltar

XII Seminário Paulo Freire e X Encontro de Cátedras e Grupos Paulo Freire reúnem educadores na UFPE

A abertura do evento ocorreu ontem (23), no auditório do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA)

Educadores de várias instituições estão reunidos na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) até esta quinta-feira (25) para participar do XII Seminário Paulo Freire e X Encontro de Cátedras e Grupos Paulo Freire. A abertura do evento ocorreu ontem (23), no auditório do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA), com a junção de educação e música, graças à apresentação da Banda Filarmônica 20 de Dezembro, de Feira Nova, regida pelo maestro Marcos Vinícius Dias da Costa.

O regente é egresso do curso de Licenciatura em Música da UFPE. “Hoje trago para vocês uma notícia muito boa: dois alunos da nossa banda foram aprovados na Licenciatura em Música, Tiago e Franklin. Pra gente, estar aqui hoje é um prazer imenso”, celebrou ele, antes de conduzir a aplaudida apresentação dos jovens artistas.

Celebração e reencontro foram alguns dos elementos presentes na fala de outros integrantes da mesa de abertura, nas quais se ressaltou o potencial da educação para a transformação social.

“Este é um dia carregado de emoção e transbordante de alegria. Alegria é indispensável a quem abraça uma opção político-pedagógica como a que propõe este Seminário e Encontro de Cátedras. Alegria fundada na presença de pessoas, grupos e instituições como resposta ao convite feito pela Cátedra Paulo Freire da UFPE, que, depois de um longo período de distanciamento e cuidados sanitários, retorna aos encontros presenciais”, iniciou a coordenadora da Cátedra Paulo Freire da UFPE, Maria Eliete Santiago.

“Em uma palavra, a nossa alegria está em continuarmos sonhando o sonho de Paulo Freire de uma sociedade justa, uma educação libertadora e as pessoas tratadas como gente que somos. É com esta alegria e esperança freirianas que a Cátedra Paulo Freire da UFPE, espaço e prática de extensão, ensino e pesquisa, mobilizou pessoas, grupos e instituições para desenhar e efetivar o 12º Seminário e 10º Encontro para socializar reflexões, conhecimentos e práticas e, assim fazendo, sairmos daqui com nossos compromissos conectados e uma pauta de intervenção político-pedagógica configurada. É esse o propósito dos três dias de trabalho, que entrelaçam educação, comunicação e ética”, prosseguiu Maria Eliete Santiago.

Em sua fala, a coordenadora da Cátedra Paulo Freire da UFPE se referiu ao tema desta edição do evento, que é “Paulo Freire: Educação, Comunicação e Ética”. Como parte dele, são enfatizados os 60 anos de fundação da Rádio Universidade, atual Rádio Universitária Paulo Freire, criada em 1962, no âmbito do então Serviço de Extensão Cultural da Universidade do Recife (hoje Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da UFPE), sob a direção do professor Paulo Freire, como parte do projeto de universidade popular do educador pernambucano.

“Este é sempre um evento de muita força, de muita repercussão nacional. Vemos isso pela própria programação e pela quantidade de instituições, grupos de estudo e cátedras das várias regiões do País que estarão aqui conosco e vão ajudar a difundir ainda mais o pensamento do grande educador Paulo Freire. Quero destacar a importância de estarmos juntos para debater esse tema tão importante para o mundo atual, o da comunicação, especialmente articulando com as questões éticas”, pontuou a diretora do Centro de Educação da UFPE, Ana Lúcia Félix.

A reunião de representantes de diferentes instituições foi comentada pela senadora Teresa Leitão (PT-PE), que também participou da primeira edição do evento. “Saúdo toda esta mesa multifacetada, freiriana, que consegue colocar em pé de igualdade a academia, a pesquisa, o sindicato e a política. Para mim, é um exemplo e imagem importantíssima da intencionalidade deste seminário. Paulo Freire vive e isso é importantíssimo nesse momento de reconstrução para cada um e cada uma de nós: que o pensamento freiriano de esperança, de afeto, de construção coletiva, de fé nas pessoas, de fé na troca, nas sínteses que se faz a partir dos dissensos, seja também na Educação um norte, que na comunicação nos sirva de combate às fake news, que nos sirva para a promoção, defesa e consolidação da democracia”.

“Nossa luta por uma sociedade plural, diversa, inclusiva, antirracista e anticapacitista não deve se limitar a entender essas palavras como slogans. São princípios centrais de organização da sociedade e devemos levar muito a sério a disputa por políticas públicas que possam fazer as mudanças reais neste país. É fundamental que nós possamos nos organizar, estar imbuídos de uma capacidade muito ampla de diálogo para que essas políticas se convertam em medidas concretas. Por exemplo, é necessária a revogação imediata desta Resolução nº 02 que trata da questão do Ensino Médio e outras medidas que a gente tem discutido nacionalmente”, afirmou o reitor Alfredo Gomes.

“Realizamos semana passada aqui no Recife a reunião de todos os reitores e reitoras das universidades federais, fizemos o Seminário Andifes Formação de Professores, que discutiu profundamente esta questão, porque sentimos que é extremamente necessário o envolvimento da sociedade nesses temas fundamentais da educação brasileira, entre eles, a formação do professor”, concluiu o reitor Alfredo Gomes.

Também participaram da mesa de abertura a diretora do Centro Universitário Frassinetti do Recife (Unifafire), Maria das Graças Soares da Costa; a presidente do Sindicato dos Trabalhadores e das trabalhadoras em Educação de Pernambuco, Maria José Soares da Costa; a professora representante do Sindicato dos Trabalhadores e das Trabalhadoras em Educação do Município do Jaboatão dos Guararapes (Sinproja); a presidente do Centro Paulo Freire, Erivalda Torres; a presidente da Associação dos Docentes da UFPE (Adufepe), Teresa Lopes; e a secretária regional da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), Maria do Rosário de Fátima Andrade Leitão.

Devido às fortes chuvas, as atividades desta quarta (24) foram suspensas. A programação do evento, que irá se dividir entre o Auditório Professor Denis Bernardes, do CCSA, e o Auditório Térreo da Unifafire, está disponível no site.

Data da última modificação: 24/05/2023, 14:00

Contatos Contatos

Secretaria da Diretoria

Centro de Ciências Sociais Aplicadas Av. dos Economistas, s/n Cidade Universitária 50670-901 Recife-PE

(81) 2126.8360
Coordenação Setorial de Extensão e Cultura

Instagram: @extensao.ccsa

Coordenação de Turismo
(81) 2126-8751
Coordenação de Hotelaria
(81) 2126-8758
Coordenação de Secretariado
(81) 2126-8367
Coordenação de Serviço Social
(81) 2126-8373
Coordenação de Ciências Econômicas
(81) 2126-8380
Coordenação de Ciências Atuariais
(81) 2126-7739 / 8376
Coordenação de Ciências Contábeis
(81) 2126-8372
Coordenação de Ciências Contábeis EaD
(81) 2126-7747
Coordenação de Administração
(81) 2126-8366
Coordenação Setorial Acadêmica (Escolaridade)
(81) 2126-8365
Ouvidoria Setorial do CCSA
(81) 2126-8917
Comunicação do CCSA
(81) 2126-8917

Direção Direção

Direção
Prof. Zionam Rolim
(81) 2126-8360
Vice-Direção
Prof. Marcos Oliveira
(81) 2126.8360