Voltar

Roda de diálogos aborda Dia da Mulher Negra, Latino-Americana e Caribenha no próximo dia 31

A palestrante será a mãe Beth de Oxum

O Dia da Mulher Negra, Latino-Americana e Caribenha é tema de roda de diálogos a ser realizada, na próxima segunda-feira (31), às 13h20, na sala 5 do Departamento de Educação Física da UFPE, no Campus Recife. A palestrante será a mãe Beth de Oxum. O evento é uma estratégia de ensino-pesquisa-extensão que qualifica a formação discente para atuais e futuras atuações dos estudantes da disciplina Educação Física Diversidade Étnico-Racial na Escola (EFDERE), do curso de Licenciatura em Educação Física da UFPE, ministrada pela professora Tereza França. Com 44 estudantes regularmente matriculados, conta também com 22 inscritos participantes ouvintes.

Mãe Beth de Oxum é ialorixá, artista, percussionista, líder religiosa, ativista, comunicadora e toca pandeiro. Foi eleita Patrimônio Vivo de Pernambuco, ocupou o assento de Ponto de Cultura no Conselho de Cultura do Estado de Pernambuco, eleita pela sociedade civil, onde fez revolução cultural na luta pela mulher negra, de terreiro e periférica. Mãe Beth também coordena e mantém o tradicional Coco de Umbigada, há 25 anos, como espaço de resistência e arte em Olinda (PE).

A iniciativa conta com a presença de representações que constituem a diversidade étnico-racial da sociedade, como indígenas, quadrilheiros, gestores, bailarinas e artistas, que compartilham seus saberes e conhecimentos em rodas de diálogos como esta. A ação expressa o compromisso e a vontade política frente à real reparação histórica com ações afirmativas em que a produção e a socialização de saberes e conhecimentos da ancestralidade são assegurados com presenças e expressões de resistência. Neste sentido, a disciplina EFDERE vem tomando seu corpo acadêmico para consolidar políticas de ações afirmativas e fortalecer a materialidade deste plano com iniciativas em unidade teórico-prático com base no ensino-pesquisa-extensão.

Mais informações
Professora Tereza França

tereza.franca@ufpe.br

Data da última modificação: 28/07/2023, 12:01