Voltar

Técnicos, docentes e estudantes da UFPE podem participar de pesquisa sobre comprometimento da saúde em quem passa muito tempo sentado

O objetivo é avaliar o comprometimento da saúde de quem passa muito tempo sentado

O Programa de Pós-Graduação em Educação Física (PPGEF), por meio do mestrando Jefferson Maxwell de Farias Silva e do professor Breno Quintella Farah, convida técnicos, docentes e estudantes da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) e do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE) para participarem da pesquisa intitulada “Efeitos crônicos da quebra do comportamento sedentário com exercício isométrico na função vascular e pressão arterial de adultos sedentários: um ensaio clínico randomizado e controlado”.

O objetivo da pesquisa é avaliar o comprometimento da saúde de quem passa muito tempo sentado, pois isso pode causar sérios prejuízos à saúde cardiovascular, aumentando os riscos para desenvolvimento de doenças como diabetes e hipertensão. Assim, os pesquisadores esperam quebrar esse comportamento sedentário, orientando os voluntários participantes da pesquisa a realizarem pequenas pausas ativas ao longo do dia.

Para tanto, os pesquisadores avaliarão alguns parâmetros de saúde de cada um, como pressão arterial, frequência cardíaca, função do coração e dos vasos sanguíneos. Além da avaliação, realizarão a prescrição individualizada, mediante teste físico, para realização das pausas com o exercício isométrico de agachamento na parede e acompanhamento a distância por três meses.

Cada pessoa voluntária que participar, ao mesmo tempo que cuidará da própria saúde, também contribuirá com o desenvolvimento do conhecimento científico relacionado ao exercício físico clínico.

Os pré-requisitos de participação são: ser maior de 18 anos; atividade ocupacional com mais de 6h sentado ao dia; sem doença cardiovascular e diabetes; não apresentar alto risco cardiovascular; não praticar exercício físico a pelo menos três meses; e não fumar e nem fazer uso de medicamentos.

Entre os benefícios em participar da pesquisa estão: avaliação da saúde cardiovascular; e prescrição de exercício físico não supervisionado. Para participar, é preciso entrar em contato com o mestrando Jefferson Maxwell de Farias Silva por telefone (83) 99623.1889 ou por e-mail jefferson.m.silva@gmail.com.

Mais informações
Departamento de Educação Física da UFPE
Professor Breno Quintella Farah
Jefferson Maxwell de Farias Silva (mestrando)
(83) 99623.1889

jefferson.m.silva@gmail.com

Data da última modificação: 08/08/2023, 15:28