Back

IX Seminário Questões Epistemológicas da Capoeira acontece no dia 29 deste mês

A coordenação é do professor Henrique Kohl “Tchê”, do Departamento de Educação Física do Centro de Ciências da Saúde (CCS) da UFPE

O IX Seminário Questões Epistemológicas da Capoeira: Uma Leitura da Realidade do Prof. Dr. Christian Muleka Mwewa (Contramestre Muleka Capoeira) - UFMS será realizado, no dia 29 deste mês, das 18h30 às 21h30, no Anfiteatro Professor José Francisco Ribeiro, no Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA) da UFPE, no Campus Recife. O seminário é público e gratuito, com inscrição no local e durante o evento. A coordenação é do professor Henrique Kohl “Tchê”, do Departamento de Educação Física do Centro de Ciências da Saúde (CCS) da UFPE.

Nesta edição, o evento traz o tema “Capoeira e as Vicissitudes das Tensões Étnicas e ‘Raciais’”. O seminário contará com as colaborações epistêmicas do professor Christian Muleka Mwewa http://lattes.cnpq.br/9098713298204255, da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)/Campus Três Lagoas, que tem atuação no Programa de Pós-Graduação em Educação (CPTL/FAED). Ele é contramestre de capoeira. Possui doutorado em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC (2010); mestrado em Formación de Profesionales de la Formación pela Universidade de Granada - Espanha (2009); mestrado em Educação pela UFSC (2005); e graduação em Letras Português pela UFSC (2001).

Realizou estudos pós-doutorais na Universidade Federal de Santa Catarina (2017) e na Universidade Federal de Santa Maria (2017-2018). No âmbito da pesquisa, tem se dedicado atualmente a investigações teóricas e empíricas sobre as tensões “raciais” nos contextos formativos, em especial, na infância sob o prisma da não-identidade como telos da temática “racial” na sociedade brasileira.

Os participantes do evento podem doar, opcionalmente, 1kg de alimento não perecível. As doações serão destinadas a um projeto social.

INICIATIVA - A ação “Seminário Questões Epistemológicas da Capoeira: Uma Leitura da Realidade” visa contribuir com a valorização de signatários de parte significativa da historicidade da capoeira de outras localidades. Nesta proposta formativa de valorização do patrimônio cultural imaterial, uma referência da historicidade da capoeira de outro estado é formalmente convidada para, à sua maneira de ser-estar-conviver, socializar parte de suas experiências com o público interessado e que, assim como o colaborador convidado, recebe certificação institucional para atestar participação no evento. 

A iniciativa tem apoio da UFPE (DEF, CCS, CCSA, Proext, Supercult, Editora UFPE, PPGEd-DEF-CCS, Segel e Nepex), do Governo do Estado de Pernambuco (Secretaria de Educação e Esportes), da Adufepe e da Associação Capoeira Interação.

Mais informações
Professor Henrique Kohl “Tchê”

henrique.kohl@ufpe.br
Instagram do projeto @capoeira_com_a_ufpe 

Date of last modification: 04/11/2024, 12:47