- UFPE/
- Institucional/
- Campi / Centros Acadêmicos/
- Campus Recife/
- Centro de Ciências da Saúde (CCS)/
- Informes do CCS/
- Estudantes de Odontologia recebem menção honrosa em evento no Recife
Centro de Ciências da Saúde (CCS)
- Departamento de Ciências Farmacêuticas
- Departamento de Educação Física
- Departamento de Enfermagem
- Departamento de Fisioterapia
- Departamento de Fonoaudiologia
- Departamento de Nutrição
- Departamento de Terapia Ocupacional
- Departamento de Clínica e Odontologia Preventiva
- Departamento de Prótese e Cirurgia Buco-Facial
- NATI - Núcleos de Apoio à Tecnologia da Informação (CCS)
- Comissão de Biossegurança - ComBIO
- Rede SUS Escola
- Coordenação de Infraestrutura, Finanças e Compras
- Residências em Saúde
- Coordenação Setorial de Extensão
- Programas de Pós Graduação
- NEAP
- Biblioteca CCS
- SIS - Serviço Integrado de Saúde
Estudantes de Odontologia recebem menção honrosa em evento no Recife
Maior evento acadêmico de odontologia do estado, o XII EPO ocorreu nos dias 28 e 29 de setembro, no Recife

Dois estudantes do curso de Odontologia, do Departamento de Prótese e Cirurgia Buco-Facial (DEPPCBF) da UFPE, foram contemplados com a menção honrosa na categoria Pesquisa Original no XII Encontro Pernambucano de Odontologia (EPO). Maior evento acadêmico de odontologia do estado, o XII EPO ocorreu nos dias 28 e 29 de setembro, no Recife.
Estudante do 7º período de Odontologia, Sandro Matheus Albuquerque da Silva conquistou o 2º lugar com a pesquisa “Efeito de diferentes materiais restauradores para uso em CAD-CAM na resistência à flexão biaxial”; enquanto que o estudante do 8º período Gleyson de Souza Lima ficou com o 3º lugar com o estudo “Acurácia na fabricação da estrutura digital em prótese parcial removível”. As pesquisas tiveram orientação da professora Viviane Maria Gonçalves de Figueiredo, do DEPPCBF, e foram realizadas dentro do âmbito da Iniciação Científica (Pibic).
“Ambos os trabalhos de pesquisa abordam as áreas da Prótese Dentária e Odontologia Digital. A pesquisa apresentada por Sandro Matheus avaliou o efeito de diferentes materiais restauradores para uso em CAD-CAM (cerâmica reforçada por leucita e resina nanocerâmica) na resistência à flexão biaxial após envelhecimento acelerado, mecânico e térmico”, explica Viviane Figueiredo. “Já a pesquisa apresentada por Gleyson Lima avaliou a acurácia na fabricação da estrutura digital, pela impressão do padrão de resina em 3D, em prótese parcial removível, por meio de um estudo in vitro sobre o grau de adaptação de apoios e conector maior”, completa a docente.
Com o tema “Saúde e inovação: Novos caminhos da Odontologia”, o XII Encontro Pernambucano de Odontologia tratou de temas como os desafios atuais do diagnóstico precoce do câncer de boca, ortodontia híbrida e as inovações do laser na odontopediatria. O evento contou com a participação de estudantes, docentes, pesquisadores e profissionais da área. Foram mais de 40 palestrantes, apresentações de trabalhos e participação de ligas acadêmicas.