- UFPE/
- Institucional/
- Campi / Centros Acadêmicos/
- Campus Recife/
- Centro de Ciências da Saúde (CCS)/
- Informes do CCS/
- Artigo de pesquisadores da UFPE vence o Prêmio Markus Vinicius Nahas 2024
Centro de Ciências da Saúde (CCS)
- Departamento de Ciências Farmacêuticas
- Departamento de Educação Física
- Departamento de Enfermagem
- Departamento de Fisioterapia
- Departamento de Fonoaudiologia
- Departamento de Nutrição
- Departamento de Terapia Ocupacional
- Departamento de Clínica e Odontologia Preventiva
- Departamento de Prótese e Cirurgia Buco-Facial
- NATI - Núcleos de Apoio à Tecnologia da Informação (CCS)
- Comissão de Biossegurança - ComBIO
- Rede SUS Escola
- Coordenação de Infraestrutura, Finanças e Compras
- Residências em Saúde
- Coordenação Setorial de Extensão
- Programas de Pós Graduação
- NEAP
- Biblioteca CCS
- SIS - Serviço Integrado de Saúde
Artigo de pesquisadores da UFPE vence o Prêmio Markus Vinicius Nahas 2024
O prêmio é promovido pela Revista Brasileira de Atividade Física & Saúde (RBAFS)

Artigo de autoria de pesquisadores do Departamento de Educação Física do Centro de Ciências da Saúde (CCS) da UFPE, com colaboração de pesquisador da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP), conquistou o 1º lugar do Prêmio Markus Vinicius Nahas 2024. O prêmio é promovido pela Revista Brasileira de Atividade Física & Saúde (RBAFS), que é o periódico oficial da Sociedade Brasileira de Atividade Física e Saúde, e o resultado foi divulgado no dia 18 deste mês.
Intitulado “Efeitos dos jogos e brincadeiras na cognição e desempenho escolar de crianças”, o artigo tem de autoria de Tárcio Amancio do Nascimento (graduando/UFPE), Harrison Vinícius Amaral da Silva (graduando/UFPE), Juliane Camila de Oliveira Ribas (graduanda/UFPE), Públio Gomes Florêncio Junior (mestrando/UFPE), Iana Guimarães Alexandre (graduanda/UFPE), Carlos Alberto Abujabra Merege-Filho (pesquisador/FMUSP) e André dos Santos Costa (professor da UFPE e líder do Grupo de Pesquisa em Exercício Físico, Nutrição e Sistema Nervoso Central (Gensc).
De acordo com o professor André dos Santos Costa, o artigo premiado é um dos produtos do Projeto de Pesquisa e Extensão Pense & Brinque do Gensc, que há dez anos trabalha na investigação dos benefícios dos jogos e brincadeiras de atividades físicas para a cognição, a sociabilização, a coordenação motora, a aptidão física e o desempenho escolar em crianças e adolescentes.
Atualmente, as pesquisas estão voltadas à análise da eficácia do aplicativo para smartphone “Pense & Brinque App” para diversos benefícios em crianças em uma escola pública do Recife. Neste mesmo local, está sendo desenvolvido o projeto de extensão (Edital Pibex) “Pense e Brinque: potencializando a aprendizagem na escola”. Estas atividades contam com a participação de discentes dos cursos de licenciatura e bacharelado em Educação Física, além de discentes de Iniciação Científica (Pibic) e do Programa de Pós-Graduação em Educação Física (PPGEF) da UFPE.
Mais informações
Professor André dos Santos Costa
andre.santoscosta@ufpe.br