Voltar

Seminário de Óptica da próxima terça-feira, dia 18 de setembro

O Seminário de Óptica da próxima terça-feira, 18 de setembro (14 horas, no auditório do Departamento de Física/UFPE) será apresentado pelo M.Sc. Ricardo Ximenes.
 
Título: Uma extensão espaço-tempo-simétrica da mecânica quântica não relativística e sua aplicação ao tempo de travessia
¿
Resumo: Um fato conhecido da mecânica quântica não relativística é que ela apresenta uma clara assimetria entre espaço e tempo. Essa assimetria é comumente atribuída ao fato dessa teoria não apresentar invariância por transformações de Lorentz. Recentemente, o trabalho [Phys. Rev. A 95, 032133 (2017)] mostrou que apesar deste argumento ser parcialmente válido, existe um cenário físico mais amplo no qual espaço e tempo podem ser tratados de forma muito mais simétrica na mecânica quântica não relativística. Nesse formalismo espaço-tempo-simétrico, um espaço de Hilbert adicional é introduzido de tal forma que o tempo é elevado ao status de operador enquanto a posição torna-se um parâmetro. Dessa maneira, uma nova função de onda e uma equação espaço-condicional que rege sua dinâmica são definidas. Neste seminário, apresentaremos uma discussão a respeito desses desenvolvimentos, e a aplicação desse recém-definido operador tempo ao problema do tempo de travessia. Mais ainda, faremos uma comparação entre os resultados teóricos baseados neste formalismo e um experimento eletromagnético formalmente análogo ao problema quântico de interesse.
Data da última modificação: 14/09/2018, 10:04