Voltar

Seminário de óptica da próxima terça-feira, 11 de dezembro

O último Seminário de Óptica de 2018 ocorrerá na próxima terça-feira, 11 de dezembro sendo apresentado pelo Prof. Wictor C. Magno (Departamento de Física/UFRPE).

O último Seminário de Óptica de 2018 ocorrerá na próxima terça-feira, 11 de dezembro (14 horas, Auditório do Departamento de Física/UFPE), sendo apresentado pelo Prof. Wictor C. Magno (Departamento de Física/UFRPE).
 
Título: Fluorescência ressonante em rubídio com lasers contínuo e pulsado
 
Resumo: Neste seminário, apresentaremos alguns resultados experimentais sobre a fluorescência em vapor de rubídio, utilizando no processo de excitação um laser de diodo ressonante na linha D2 do Rb (5S1/2 – 5P3/2) e um laser de femtosegundos ressonante na segunda transição atômica: 5P3/2 – 5D5/2 . O sinal de fluorescência no azul (@420 nm) é gerado no decaimento espontâneo na transição: 6P3/2 – 5S1/2, para os lasers na configuração co-propagante. Estudamos a dependência do sinal de fluorescência detectado para frente e a 90o em função da intensidade do laser de diodo, da densidade atômica e da taxa de repetição do laser pulsado. Diferentes condições de bombeio óptico foram observadas no sistema. Um modelo teórico simples baseado no formalismo da matriz densidade foi desenvolvido para o cálculo das populações dos estados excitados, permitindo um bom acordo com os resultados experimentais.
 
 
Os Seminários de Óptica retornam em 19 de março de 2019.
Data da última modificação: 10/12/2018, 15:39