Programa de Pós-Graduação em Química (PPGQ) realiza webcolóquio

Evento acontece na próxima quarta-feira (30), às 15h

O Programa de Pós-Graduação em Química (PPGQ) da UFPE realiza o webcolóquio “Materiais molecularmente impressos e seus potenciais em aplicações biomédicas”, na próxima quarta-feira (30), às 15h. O colóquio será ministrado pelo pesquisador Alex Domingues Batista, da Ulm University, na Alemanha. O evento ocorrerá no Google Meet

Alex Domingues Batista tem graduação em Química (bacharelado) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - Unesp (2008), mestrado em Química Analítica pela Universidade Estadual de Campinas - Unicamp (2010) e doutorado em Ciências na área de Química na Agricultura e no Ambiente pelo Centro de Energia Nuclear na Agricultura da Universidade de São Paulo - USP (2014), com período sanduíche na Charles University in Prague (Univerzita Karlova) na República Tcheca.

Foi professor da Universidade Federal de Uberlândia entre 2015 e 2020 e atualmente é pesquisador assistente na Ulm University (Universität Ulm), na Alemanha, com pesquisas voltadas ao desenvolvimento de novos materiais para reconhecimento seletivo de vírus e macromoléculas. Tem experiência na área de Química Analítica, atuando principalmente nos seguintes temas: análises em fluxo, cromatografia gasosa, cromatografia por injeção sequencial, cromatografia líquida e preparo de amostras para análise de compostos orgânicos.

Resumo

A tecnologia de impressão molecular é conhecidamente consolidada para a obtenção de materiais sintéticos com propriedades de reconhecimento molecular, especialmente de moléculas pequenas, como pesticidas, contaminantes e adulterantes. Com isso, materiais molecularmente impressos se tornaram uma valiosa ferramenta para o preparo de amostras complexas devido às suas propriedades seletivas em conjunto com elevada capacidade de pré-concentração. No entanto, o desenvolvimento de materiais molecularmente impressos para macromoléculas, os quais têm um enorme potencial em diferentes aplicações biomédicas, ainda é uma tarefa desafiadora e requer muitos estudos e desenvolvimento.

Data da última modificação: 28/03/2022, 17:09