Professores da UFPE estão entre os 100 mil pesquisadores mais influentes do mundo

Estudo da revista Plos Biology partiu de uma ampla base de dados, contendo mais de 6,88 milhões de cientistas

Um artigo recente publicado na revista Plos Biology disponibiliza um banco de dados público com dados quantitativos para os 100 mil cientistas mais citados em todo o mundo. Fazem parte da lista os seguintes pesquisadores da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE): Adiel Teixeira de Almeida (Engenharia de Produção), Gauss Moutinho Cordeiro (Estatística), Marcelo Guerra (professor aposentado de Botânica), Marcelo Tabarelli (Botânica), Oscar Malta (Química Fundamental), Sergio Machado Rezende (Física) e Ulysses Paulino de Albuquerque (Botânica).

O estudo partiu de uma ampla base de dados, contendo mais de 6,88 milhões de cientistas. Os autores oferecem um banco de dados com um indicador numérico composto de pelo menos seis diferentes métricas de citação. “O artigo apresenta arquivos com o desempenho de longo prazo para cada um dos 100 mil cientistas, bem como de desempenho em um único ano, de modo a não criar vieses na comparação com jovens pesquisadores”, explica o professor Ulysses Paulino de Albuquerque. Os nomes dos sete pesquisadores da UFPE aparecem em pelo menos um desses arquivos.

Eles são pesquisadores 1A do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). “O nível A é reservado a candidatos que tenham mostrado excelência continuada na produção científica e na formação de recursos humanos, e que liderem grupos de pesquisa consolidados. O perfil deste nível de pesquisador deve, na maior parte dos casos, extrapolar os aspectos unicamente de produtividade para incluir aspectos adicionais que mostrem uma significativa liderança dentro da sua área de pesquisa no Brasil e capacidade de explorar novas fronteiras científicas em projetos de risco”, diz o CNPq.

Data da última modificação: 09/10/2019, 12:39