Professores, alunos e servidores comemoram os 50 anos da graduação em Estatística

Solenidade comemorativa foi realizada no Auditório Ricardo Carvalho Ferreira na tarde de ontem (28)

Quando o bacharelado em Estatística da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) foi criado, há 50 anos, a realidade da profissão era bem diferente. “Como era ajustar um modelo de regressão sem máquina? Sem computador? Sem software?”, lembrou a professora decana Maria Cristina Falcão Raposo, que apresentou a história do curso ontem (28) à tarde, durante solenidade comemorativa realizada no Auditório Ricardo Carvalho Ferreira, no Centro de Ciências Exatas e da Natureza (CCEN).

Fotos: Passarinho

Professora decana destacou momentos e curiosidades do curso

Naquela época, cada linha de programa era um cartão perfurado. “A máquina era bem silenciosa”, brincou. A UFPE contava com apenas 29 cursos na época em que o curso nasceu, em 1968, com 30 vagas. Curiosamente, a graduação teve início no 14° e 15° andares do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH). Em 1971, migrou para a recém-criada Área II, no 1º andar do Centro de Tecnologia e Geociência (CTG), até que o Centro de Ciências Exatas e da Natureza (CCEN) foi fundado em 1974.

Foram homenageados os professores José Natal Figueirôa, Marcília Andrade Campos, Maria Katheleen Vasconcelos e Maria da Glória Abage de Lima (in memoriam). O estatístico Normando Vieira Bastos, que se formou na turma de 1971 e é servidor da UFPE há mais de 45 anos, representou os ex-alunos. “Contando com a graduação, são 50 anos de UFPE”, disse o funcionário, que pretende se aposentar em 2019. “Que se possam comemorar cem anos do curso”, desejou.

Vice-reitora ressaltou importância da graduação em Estatística

A vice-reitora da UFPE no exercício da Reitoria, Florisbela Campos, fez votos de que o curso tenha “mais 50 anos com muito brilhantismo”. Participaram da mesa de abertura também o pró-reitor para Assuntos Acadêmicos (Proacad), Paulo Goes; o diretor do Centro de Ciências Exatas e da Natureza (CCEN), Marcelo Navarro; o vice-diretor do CCEN, Francisco Cribari Neto; a chefe do departamento, Carla Monteiro; e a coordenadora da graduação, Caliteia Santana de Sousa. Uma apresentação musical encerrou o evento.

ATUALIDADE - De acordo com a chefe do departamento, professora Carla Monteiro, atualmente há 91 alunos matriculados na graduação e 27 professores doutores. “A contribuição para a sociedade de profissionais com as habilidades de estatística adequadas ao avanço tecnológico tem sido bastante significativa. A revista Exame publicou que a Estatística foi considerada a melhor profissão dos Estados Unidos em 2017 e que no Brasil ela deve explodir nos próximos anos”, explicou, em entrevista à Ascom.

“Hoje em dia o volume de dados/informações disponíveis cresceu bastante com a introdução da computação em todos os níveis de trabalho, nos mais diversos campos profissionais. A Estatística, como ciência, fornece ferramentas para análise e tratamento de dados, transformando os dados em informações através de modelagem que permitem fazer previsões e auxiliam na tomada de decisões”, afirmou a coordenadora. Uma nova reforma curricular para o curso da UFPE está sendo discutida no momento.

Data da última modificação: 29/11/2018, 12:01